Com quase 300 mil unidades produzidas, o BMW Z3 surgiu há três décadas para brilhar de imediato na 7ª arte. O seu “primeiro” piloto foi James Bond, no filme da saga do agente 007 “GoldenEye”. A estreia aconteceu em novembro de 1995 e foi o fiel companheiro de Pierce Brosnan nas cenas mais emocionantes. O modelo que surge no filme está exposto no Museu da BMW em Munique.
Ainda no seu ano de estreia, foi lançada no mercado americano uma edição limitada chamada Z3 James Bond Edition, com apenas 20 unidades. O sucesso foi tão grande que a produção teve que ser aumentada para 100 carros. No início de 1996, toda a produção anual do Z3 (15.000 unidades) já estava vendida.
A carroçaria do BMW Z3 foi desenhada por Joji Nagashima, que também criou os traços do BMW Série 5 E39 e do Série 3 E90. O Z3 seguiu a clássica fórmula dos roadsters da BMW: capot longo, traseira curta, e posição de condução recuada, quase sobre o eixo traseiro.
Sem dúvida, o Z3 foi um digno sucessor, em tamanho compacto, do lendário BMW 507 dos anos 1950, com um design que combinava linhas modernas e ousadas com detalhes clássicos como as aberturas laterais. Atualmente, o design do BMW Z3 é considerado um clássico intemporal e o modelo conta com clubes de fãs em todo o mundo.
Quando foi lançado, o BMW Z3 equipava motores de quatro cilindros, de 115 cv e 143 cv, para dois anos depois do seu lançamento chegar com um bloco mais potente: o motor de seis cilindros em linha de 2,8 litros com 193 cv. Além disso, a divisão BMW M apresentou o Z3 Roadster M com motor S50B32 de 3,2 litros e 321 cv de potência.
Quando em 1999 já tinham sido vendidas quase 170.000 unidades do Z3, o modelo foi atualizado ao nível da traseira, mais musculada, novas luzes traseiras e uma dianteira com faróis de bordas cromadas que lhe conferiam um visual mais sedutor. Mecanicamente, surgiram novidades como o motor 1,9 litros de 117 cv, os seis cilindros 2,0 litros de 150 cv e o 2,2 litros de 170 cv. No topo da gama estavam os seis cilindros de 3,0 litros de 231 cv e a versão M com 325 cv de potência.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Ainda na versão roadster, existe uma unidade única: o Z3 M V12. Um exemplar, com motor V12 de 326 cv, foi construído para testar a capacidade do compartimento do motor do Z3. Hoje, o BMW Z3 já é considerado um clássico com a última unidade a sair de fábrica a 28 de junho de 2002, que está exposta no museu da fábrica.