'Asso di Picche' tem 50 anos e ainda inspira a Italdesign

| Revista ACP

Baseado no Audi 80 em 1973, este protótipo foi reinterpretado pela Italdesign desta vez em modo 100% elétrico.

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A Italdesign criou o Asso di Picche in Movimento (Às de espadas em movimento) para o carroçador Karmann. Baseado no chassis e mecânica do revolucionário Audi 80, este coupé desportivo de 2+2 lugares e linhas aerodinâmicas deu nas vistas quando foi apresentado no Salão de Frankfurt de 1973. Apesar de ser uma proposta ousada ao nível do design com referências de protótipos históricos como o Alfa Romeo Caimano ou o Maserati Boomerang, nunca passou à linha de produção. Mas não caiu no esquecimento, porque 50 anos depois a Italdesign reinterpreta (ainda que virtualmente) o conceito, desta vez 100% elétrico.

Desenhado numa época em que os fabricantes de automóveis apostavam tudo na inovação para se destacarem da concorrência, mesmo que muitas vezes isso não se traduzisse em eficiência, o Asso di Picche não previa utilizar o emblema da Audi já que fora a Volkswagen a ponte de contacto entre Karmann e a Italdesign, cujo fundador mantinha uma boa relação com a marca alemã graças a outras parcerias de sucesso que resultaram em carros marcantes como o VW Golf, o Passat e o Scirocco.

Só que os quatro anéis acabariam por se tornar no bilhete de identidade deste protótipo, porque foi baseado no Audi 80. Equipava os mesmos motores a gasolina de 4 em linha de 1,3 ou 1,5 litros com caixa manual de 4 velocidades, enviando a potência para as rodas traseiras. Também a suspensão, o sistema de travagem e a mecânica era Audi 80, bem como a sua carroçaria embora mais curta e leve para otimizar o desempenho deste carro-conceito. Já o habitáculo sofreu alterações significativas com melhorias ao nível dos materiais utilizados, novo painel de instrumentos e nova consola central, e volante de raios únicos em perfeita combinação com o design exterior radical.

Como já foi referido, este Audi não passou de um conceito mas influenciou o design de outros automóveis que se tornaram icónicos. Sobre isso, Giugiaro admitiu que o estilo do Asso di Picche, com especial destaque para a sua silhueta em formato de cunha, foi uma das principais fontes do design do Lancia Delta, e que se estendeu também a outros protótipos como o Maserati Medici e o Lancia Megagamma.

Redesenhado 50 anos depois, o Asso di Picche in Movimento mantém três portas, carroçaria em alumínio e ausência de pilar central. O para-brisas, o tejadilho e o óculo traseiro surgem unidos, criando uma superfície transparente feita de policarbonato. O teto panorâmico recebeu um tratamento polarizado que protege dos raios ultra-violeta. Os espelhos retrovisores foram substituídos por duas câmaras e o capot, ventilado, que replica o original, é o local onde se encontra a tomada para carregar o carro. Por baixo, a bagageira tem espaço para transportar duas malas de tamanho médio.

As portas permanecem alongadas e com a mesma forma mas com um sistema de abertura de dupla dobradiça que as faz avançar e rodar. Na traseira, destaque para um spoiler ativo que de acordo com a Italdesign otimiza a aerodinâmica. Os faróis criam uma assinatura formada por duas letras D e atrás há 13 barras de forma progressiva.

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No interior, encontram-se dois elementos cilíndricos de dimensões generosas ao estilo do modelo original, com recurso a um ecrã que se estende a todo o tablier capaz de rodar e recolher. O volante possui uma forma simples e um interior retangular, além de dois comandos cilíndricos. Já os cintos de couro nos painéis das portas tornam-se funcionais, uma vez que integram o apoio de braços e operando como puxadores das portas. A propósito da reinterpretação deste Audi 80 especial, Joquin Garcia que é chefe de design da Italdesign, disse: “Cinquenta anos depois, o design de um automóvel continua a ser a interpretação formal do conceito de movimento”.

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