Desde que começou a apostar numa gama 100% elétrica que a Volkswagen designa os seus modelos movidos a eletrões com a sigla “ID” seguida de um número. Porém, isso vai mudar.
Com lançamento previsto para 2026, a versão de produção do protótipo ID.2All será o primeiro modelo a adotar a nova nomenclatura. Assim, em vez de se chamar ID.2 como tudo indicava será antes o… ID. Polo.
Desta forma, a marca alemã passa a juntar a sigla já associada a todos os seus elétricos a alguns dos nomes mais famosos da sua história.
Thomas Schäfer, o diretor-executivo da Volkswagen, justifica esta mudança com o longo histórico destes nomes no mercado: “nomes como o Polo ou o Golf estão profundamente enraizados (…) representam qualidade, tecnologia acessível e tradição. Queremos levar essas qualidades para a era elétrica”.
Ao referir o nome “Golf” o executivo da Volkswagen acaba por praticamente confirmar aquilo que há muito se espera: a adoção da designação “ID.Golf” pelo sucessor do ID.3.
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Além disso, também os ID.4 e ID.7 deverão mudar de nome, passando a designar-se, respetivamente, ID.Tiguan e ID.Passat
Quanto ao mais acessível dos elétricos da Volkswagen, aquele que será produzido em Portugal, os rumores apontam que deverá chamar-se ID.Up ou ID.Lupo, dois nomes já usados por citadinos da marca alemã.
O que já se sabe do ID.Polo?
Revelado no Salão de Munique já na versão de produção, mas ainda envolto em camuflagem, o Volkswagen ID.Polo vai posicionar-se na gama ao lado da variante de combustão, que deverá manter-se no mercado.
Assente na nova plataforma MEB Entry, uma versão simplificada da plataforma MEB com o motor elétrico no eixo dianteiro e sem suspensão independente traseira.
O ID.Polo terá 4053 mm de comprimento, 1816 mm de largura e 1530 mm de altura, ou seja, será pouco maior que o Polo a combustão.
Quanto ao interior, a aposta da Volkswagen passa por aumento da qualidade dos materiais, da ergonomia (regressam os comandos físicos para a climatização) e claro, pela tecnologia.
Assim, o ID.Polo terá um ecrã central de 12,9’’ e um painel de instrumentos digital de 10,9’’.
No total estarão disponíveis quatro níveis de potência e baterias de 38 kWh e 56 kWh. Quanto ao carregamento, o ID.Polo vai suportar potências de até 125 kW.
No topo da gama estará o ID.Polo GTI, o primeiro elétrico a usar a mítica sigla, que chega apenas em 2027. Com um novo motor elétrico, vai oferecer 226 cv (166 kW) de potência.