É o fim de uma era. Nascida em 1975, após a fusão de cinco importantes fabricantes europeias de veículos industriais (Fiat, OM, Lancia, Magirus-Deutz e UNIC), desde então a Iveco esteve sempre na esfera da Fiat.
Criado com o objetivo de unir competências técnicas e produtivas para fortalecer a presença no mercado global de veículos comerciais e industriais, o Iveco Group foi agora vendido a outro gigante industrial: a Tata Motors.
Já proprietário da Jaguar Land Rover (JLR), o grupo indiano anunciou num comunicado a aquisição do Iveco Group, num negócio no valor de 3,8 mil milhões de euros.
No comunicado a Tata Motors recorda que esta fusão “reunirá duas empresas com carteiras de produtos e capacidades altamente complementares e sem praticamente nenhuma sobreposição nas suas áreas industriais e geográficas”.
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Deste negócio nascerá um autêntico “peso pesado” do mercado dos veículos comerciais com presença global e vendas de mais de 540 mil unidades por ano.
Ainda por concluir, o negócio foi apoiado não só pela direção da Iveco, que recomendou a proposta aos acionistas, como pela Exor, a maior acionista da empresa.
No mesmo comunicado, a Tata Motors reforça que “respeita e apoia a estratégia de negócio do Iveco Group e apoiará a sua concretização e aceleração”.
Além disso, o grupo indiano promete manter a sede do Iveco Group em Turim bem como manter as suas principais marcas. A Tata Motors garante ainda que não vai encerrar fábricas nem proceder a despedimentos diretos fruto da fusão.
A conclusão desta oferta está dependente, entre outros fatores, da separação das atividades de defesa da Iveco.