Stellantis e CATL fazem investimento milionário em Espanha 10 dezembro 2024 | Revista ACP A Stellantis e a chinesa CATL vão investir 4,1 mil milhões de euros na construção de uma fábrica de baterias LFP em Saragoça, Espanha. Partilhar Já refeita da demissão de Carlos Tavares do cargo de diretor executivo, a Stellantis anunciou a criação de uma joint-venture com a chinesa CATL para a construção de uma fábrica de baterias LFP na Europa. A nova fábrica vai nascer em Saragoça, Espanha, e representa um investimento que pode ascender até aos 4,1 mil milhões de euros. Concebida para ser totalmente neutra em termos de carbono, a fábrica de baterias será implementada em várias fases e planos de investimento. O arranque da produção nesta nova unidade fabril está previsto para o final de 2026 e a fábrica poderá alcançar uma capacidade produtiva de 50 GWh, dependendo da evolução do mercado de automóveis elétricos na Europa e do apoio das autoridades espanholas e da União Europeia. Newsletter RevistaReceba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP. Subscrever Esta joint-venture 50/50 entre a CATL e a Stellantis tem como objetivo aumentar a capacidade de produção e, desta forma, permitir às marcas da Stellantis oferecerem mais modelos 100% elétricos a preços acessíveis nos segmentos dos utilitários e dos familiares. Recorde-se que já no final de 2023, a Stellantis tinha anunciado um Memorando de Entendimento com a CATL para o fornecimento de baterias LFP às suas marcas europeias. Acerca deste investimento, o Presidente da Stellantis, John Elkann, afirmou: “esta importante joint-venture com o nosso parceiro CATL trará a produção inovadora de baterias para um local de fabrico que já é líder em energia limpa e renovável, ajudando a impulsionar uma abordagem sustentável de 360 graus”. Já Robin Zeng, Presidente e diretor executivo da CATL disse: “o objetivo da CATL é tornar a tecnologia zero-carbono acessível em todo o mundo e esperamos cooperar com os nossos parceiros a nível global através de modelos de cooperação mais inovadores”. Neste momento a CATL já tem duas outras fábricas de baterias na Europa, nomeadamente na Alemanha e na Hungria, estando ambas já operacionais.