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Risco de incêndio das trotinetes assusta Espanha

| Revista ACP

Depois da Catalunha e de Madrid, é a vez da RENFE proibir o transporte de trotinetes elétricas por risco de incêndio das baterias. 

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O Conselho de Administração da Renfe proibiu a circulação de trotinetas eléctricas nos seus comboios. A medida surge na sequência de uma série de incêndios com baterias nos transportes públicos. Recentemente, Madrid adoptou medidas semelhantes. São cada vez mais as cidades que não autorizam a circulação de trotinetas eléctricas nos transportes públicos.

Em fevereiro passado, a Catalunha proibiu este tipo de veículo de mobilidade pessoal (PMV) nos transportes públicos, após um incêndio no serviço Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya (FGC) em novembro de 2022.

No mesmo mês, Madrid tomou a mesma decisão provisória para os seus transportes públicos, depois de ter deflagrado um incêndio numa carruagem da linha 2 do metro. Embora a medida seja provisória, será mantida no Metro e nos autocarros urbanos e interurbanos enquanto se elabora um regulamento definitivo.

Noutros locais de Espanha e da Europa, como o Metro de Sevilha, os autocarros de Palma de Maiorca, os serviços ferroviários do Reino Unido e da Irlanda ou os metropolitanos de Londres e Hamburgo, já existem várias proibições ou limitações à sua utilização.

Agora, a Renfe junta-se à proibição, alegando que as trotinetes eléctricas geram um perigo potencial devido à possibilidade de incêndio das baterias, quer por manipulação, danos, golpes, deterioração devido à passagem do tempo ou utilização de carregadores inadequados.

Além disso, a Renfe esclarece que esta proibição é válida não só para as trotinetes eléctricas, mas também para "monociclos ou qualquer outro dispositivo de mobilidade pessoal elétrico ou alimentado por bateria". No entanto, a Renfe aplica duas excepções: os veículos para pessoas com mobilidade reduzida e as bicicletas eléctricas.

"A medida [...] foi adoptada com base em critérios de saúde pública e de segurança dos passageiros e é semelhante a outras adoptadas noutras cidades de Espanha e da Europa. Sevilha foi a primeira cidade, em 2021, a impedir os passageiros de entrar no Metro com as suas trotinetes eléctricas durante a hora de ponta nos dias úteis", refere o comunicado da Renfe.

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Onde serão proibidas as trotinetes eléctricas e desde quando

A Renfe anunciou que a proibição de acesso às trotinetes eléctricas e aos outros PMV acima mencionados se aplica a todos os comboios Renfe Viajeros, tanto Cercanías como Regionales e Alta Velocidad e Larga Distancia (AVE, Avlo, Alvia, Avant, Euromed e Intercity). Pelo menos por enquanto, as bicicletas eléctricas estão isentas da proibição.

A proibição entra em vigor a 12 de dezembro. A partir desse dia, a Renfe informa que pode obrigar os passageiros a abandonar o comboio "se transportarem um objeto, bagagem ou veículo que represente um risco para a segurança e o bom funcionamento da operação de transporte, ou para a segurança dos outros passageiros".

Da mesma forma, a empresa ferroviária informou que, nas estações Cercanías (suburbanos) geridas pela Renfe, informará sobre a proibição se for detectado um passageiro com uma trotinete eléctrica, e também "poderão ser realizadas inspecções aleatórias com inspectores e agentes de segurança".

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