O futuro da indústria automóvel na Europa até pode passar pela eletrificação, mas enquanto esse dia não chega os construtores europeus continuam a evoluir o “velhinho” motor de combustão.
Um bom exemplo é o novo motor HR12 LPG MHEV desenvolvido pela Horse Technologies, uma joint-venture entre o Grupo Renault e a chinesa Geely que tem como objetivo o desenvolvimento de motores de combustão e sistemas híbridos e que conta até com uma fábrica em Portugal.
Estreado pelo Dacia Bigster, este é o primeiro motor do mundo com injeção direta de GPL de série e surge associado a um sistema mild-hybrid. Recorde-se que a maioria dos motores a GPL recorrem a um sistema de injeção indireta.
As principais vantagens deste sistema são uma maior eficiência, tanto ao nível dos consumos como das emissões.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Já em produção, este motor conta com três cilindros e 1.2 l de capacidade, tratando-se de uma evolução do motor já usado, por exemplo, pelo Renault Austral.
Graças a toda a tecnologia que incorpora, os números que apresenta são bem mais interessantes que os do outro motor a GPL da Renault.
Enquanto o 1.0 TCe ECO-G conta com apenas 100 cv, o novo HR12 LPG debita 140 cv às 5500 rpm e 230 Nm às 2100 rpm.
Capaz de cumprir a norma de emissões Euro 6e e já preparado para responder às exigências impostas pela futura Euro 7, este motor conta ainda com o sistema mild-hybrid de 48 V com um motor-gerador elétrico que ajuda a reduzir consumos, emissões e melhora a suavidade do sistema start&stop.
Já disponível no Dacia Bigster mild hybrid-G 140 que pode ser comprado em Portugal a partir de 24 544 euros este motor ainda não viu confirmada a sua chegada a outros modelos, mas é expectável que venha a ser usado tanto em propostas da Dacia como da própria Renault.