Depois de Madrid e Paris, há mais uma capital europeia que vai avançar com a proibição de trotinetes elétricas nas suas ruas: Praga.
A decisão foi aprovada esta segunda-feira pelos vereadores da capital checa, que votaram a favor de uma nova regulamentação sobre a mobilidade partilhada.
As novas regras definem onde bicicletas, tanto convencionais quanto elétricas, poderão ser estacionadas, mas deixam de fora as trotinetes elétricas, o que, na prática, significa a sua exclusão total a partir de janeiro do próximo ano.
“O fim das trotinetes elétricas foi confirmado!”, anunciou Zdenek Hrib, vice-prefeito responsável pelos transportes urbanos e membro do Partido Pirata, através da rede social X.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Segundo Hrib, o objetivo da medida é “introduzir normas claras para libertar o espaço público do uso descontrolado de trotinetes, muitas vezes utilizadas por turistas como diversão e não como transporte, causando confusão nas calçadas e nas zonas pedonais”.
A restrição vem na sequência de esforços anteriores da autarquia para limitar o uso destas trotinetes, que já estavam proibidas em algumas áreas movimentadas do centro devido a preocupações com a segurança dos residentes.
Outras capitais europeias também têm endurecido as suas políticas sobre este tipo de veículo e Paris e Madrid, por exemplo, já optaram pela proibição total.