ACP-BP

Pub

Lancia regressa ao mundial de ralis em 2026

| Revista ACP

A marca mais vitoriosa da história dos ralis volta ao Mundial mais de três décadas depois, com estreia marcada para Monte Carlo na categoria WRC2.

Lancia-Y-WRC2

É oficial: a Lancia regressa ao Campeonato do Mundo de Ralis (FIA WRC) em 2026.

O anúncio foi feito num vídeo carregado de emoção, protagonizado por Luca Napolitano (CEO da Lancia), pelo bicampeão mundial Miki Biasion e por Eugenio Franzetti, responsável pela Stellantis Motorsport.

Esta confirmação surgiu num momento simbólico, durante o Rallye Sanremo, palco da última prova do Troféu Lancia 2025 que marca o culminar de um ano de renascimento competitivo para a marca italiana mais lendária da história dos ralis.

O regresso acontecerá na categoria WRC2, com estreia marcada para o mítico Rali de Monte Carlo, entre 22 e 25 de janeiro de 2026.

Nas exigentes estradas alpinas francesas, o novo Ypsilon Rally2 HF Integrale vai enfrentar o seu primeiro grande desafio, evocando memórias dos tempos dourados da marca. 

Ypsilon Rally2 HF Integrale: o novo embaixador do espírito Lancia

Apresentado como o símbolo da nova era da Lancia nos ralis, o Ypsilon Rally2 HF Integrale mantém uma forte ligação com o passado glorioso da marca.

Este novo modelo junta-se à atual gama de competição, que inclui o Ypsilon HF Racing e o Ypsilon Rally4 HF, formando uma linha coerente dentro da estratégia da Lancia Corse HF.

Durante o anúncio, Luca Napolitano afirmou: “após o sucesso do Troféu Lancia e do Ypsilon Rally4 HF, estamos prontos para dar mais um passo. Podemos anunciar com orgulho que a Lancia regressará ao WRC, onde escreveu algumas das páginas mais lendárias da história dos ralis.”

Uma herança que ainda ninguém superou

Falar do regresso da Lancia ao Mundial de Ralis é falar de um legado recheado de sucesso.

A marca continua a ser, até hoje, a mais vitoriosa da história do WRC, com dez títulos de construtores conquistados entre 1974 e 1992. Um recorde absoluto que ainda resiste ao tempo.

Apesar de se ter lançado nos ralis com o Fulvia até com algum sucesso, a lenda começou com o Lancia Stratos, o primeiro carro construído de raiz para os ralis.

Com um design radical e motor Ferrari, venceu três títulos mundiais consecutivos entre 1974 e 1976, criando um padrão de desempenho e inovação.

Seguiu-se o Lancia 037, que em 1983 quebrou a hegemonia da tração integral e se tornou o último carro de tração traseira a vencer o campeonato.

Mas foi com o Delta que a marca atingiu o seu auge. O Lancia Delta HF Integrale dominou o campeonato entre 1987 e 1992, conquistando seis títulos consecutivos de construtores e tornando-se um ícone absoluto.

Com pilotos como Juha Kankkunen, Didier Auriol e Miki Biasion, a Lancia marcou uma geração inteira de fãs.

Bases lançadas em 2025

A base do retorno da Lancia ao WRC foi lançada em 2025, com o regresso oficial à competição através do Troféu Lancia, integrado no Campeonato Italiano Absoluto de Ralis (CIAR).

Mais do que os resultados, o Troféu Lancia 2025 revelou-se um enorme sucesso desportivo e de popularidade.

Cerca de 25% dos participantes do campeonato italiano alinharam com o Ypsilon Rally4 HF, e as zonas dedicadas à marca, os “Lancia Villages”, foram frequentadas por milhares de adeptos em cada prova.

Os fãs puderam ver de perto os novos modelos, interagir com os protagonistas do troféu e admirar os modelos históricos que ajudaram a construir o mito da marca.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Com o sucesso do projeto nacional consolidado, a Lancia olha agora para o futuro com ambição.

O próximo passo será dado em janeiro de 2026, nas míticas estradas geladas do Rali de Monte Carlo, onde o novo Ypsilon Rally2 HF Integrale fará a sua estreia mundial na categoria WRC2.

Será a primeira vez em mais de trinta anos que a Lancia voltará a disputar uma prova do Mundial de Ralis.

scroll up