O Fundo Ambiental pagou na última semana mais 1.596 candidaturas ao apoio à compra de veículos elétricos, relativas a 2024, elevando as transferências feitas para 80% do total de candidaturas elegíveis, de acordo com um anúncio do Ministério do Ambiente.
“Com os pagamentos realizados, relativos a mais 1.596 candidaturas, o total de candidaturas pagas no âmbito deste aviso ascende 5.540 candidaturas, em relação a 6.871 candidaturas elegíveis”, avançou o ministério liderado por Maria da Graça Carvalho, em comunicado.
Com este novo lote de pagamentos atingiu-se 80% de candidaturas elegíveis pagas, sendo que, em março, os pagamentos feitos relativos a este aviso, que encerrou em 31 de dezembro de 2024, correspondiam a 56% das candidaturas elegíveis.
Segundo o Governo, encontram-se agora pagos todos os apoios à aquisição de bicicletas de carga (tipologia 3) e 99,1% dos apoios para os veículos elétricos ligeiros de passageiros.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
“Arrancaram também os primeiros pagamentos do novo programa de 2025, que já recebeu 8.170 candidaturas e aprovou mais de 7.582 apoios”, adiantou ainda o Ministério do Ambiente e Energia.
A edição de 2025 para o Estado, através do Fundo Ambiental, apoiar a compra de veículos elétricos arrancou a 31 de março, mas os "cheques" disponíveis esgotaram em menos de uma semana.
Ainda é possível que o Fundo Ambiental abra uma segunda fase de apoios, mas tudo dependerá do balanço feito na primeira fase. A dotação de 2025 para incentivar a compra de elétricos ascende a 13,5 milhões de euros.
Recentemente, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) apresentou cinco grande medidas para o próximo Governo adotar, incluindo o alargamento do programa à compra de qualquer veículo eletrificado (híbridos), com primeira matrícula em Portugal e adquiridos por qualquer forma de financiamento. A medida visa o incentivo ao abate de veículos em fim de vida até aos cinco mil euros na compra de viaturas 100% elétricas, abrangendo até 40.000 veículos em 2026.