O mais recente conjunto de testes do Euro NCAP trouxe à luz diferenças marcantes no desempenho de segurança entre os novos automóveis lançados no mercado europeu.
Veículos elétricos e a combustão foram avaliados sob os protocolos de 2025, com resultados que destacam tanto avanços como áreas que ainda exigem melhorias.
O Cadillac Optiq, um SUV elétrico compacto, foi um dos destaques, ao alcançar a classificação máxima de cinco estrelas.
Obteve 83% em Proteção de Ocupantes Adultos, 81% em Proteção Infantil, 76% em Proteção de Utilizadores Vulneráveis da Estrada e 74% em Sistemas de Assistência à Condução. A avaliação posiciona-o entre os modelos mais seguros da sua categoria.
Também o grupo Volkswagen submeteu diversos modelos à reavaliação, incluindo o Audi Q3, Škoda Octavia, Volkswagen Golf e ID.4.
Todos estes alcançaram cinco estrelas. Já o T-Cross ficou aquém das expectativas, com uma classificação de três estrelas.
Entre os modelos de origem chinesa, o Dongfeng Box, um citadino elétrico compacto, obteve apenas três estrelas.
Nos testes de impacto frontal, verificou-se a falha de vários pontos de soldadura, o que comprometeu a integridade estrutural do habitáculo.
Houve ainda falhas nos sistemas de retenção e de desbloqueio automático das portas, além da ausência de medidas de proteção contra impactos entre ocupantes em colisões laterais.
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Por outro lado, a Chery demonstrou uma evolução positiva após redesenhar o sistema de airbag dos modelos Tiggo 7 e 8, que agora receberam cinco estrelas, corrigindo falhas detetadas anteriormente nos testes de impacto lateral.
O Euro NCAP também avaliou outros modelos como o BMW X3, Cupra Born, Ebro S700 e S800, MG MGS6 EV e DS N°8, com resultados maioritariamente positivos. Com exceção do DS N°8 (quatro estrelas), todos alcançaram a pontuação máxima.