A queda intensa de neve que se verificou na terça-feira, 2 de dezembro, no maciço central da Serra da Estrela, incluindo zonas dos distritos das Guarda e Castelo Branco, e no Parque Nacional da Peneda-Gerês, pode levar muitas famílias a fazer-se à estrada nos próximos dias para ver as Terras Altas de Portugal cobertas de branco.
Para que a viagem seja feita em segurança considere seguir à risca as dicas que o ACP preparou.
O IPMA alerta para a possibilidade de queda de neve acima dos 1.000 metros de altitude nos próximos dias, bem como para a formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro devido a uma pequena descida da temperatura mínima.
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Atenção à aderência do seu carro, use correntes nos pneu
Nas zonas de maior altitude, a neve, gelo ou geadas fortes, influenciam a condução, diminuindo a aderência do seu veículo ao piso da estrada e, assim, retirando capacidade de tração. Se não se prevenir as derrapagens podem acontecer mesmo numa estrada com uma fina camada de gelo.
Antes de se fazer à estrada, avalie bem o estado dos pneus do seu carro. Existem pneus de verão, pneus de inverno e pneus mistos. Em Portugal, onde a maior parte dos dias do ano tem sol, os pneus de inverno devem ser considerados só para regiões altas, onde a maior parte do inverno as temperaturas não passam dos 7º C. E os pneus mistos são usados por quem conduz regularmente tanto o asfalto como pisos de terra batida.
Desta forma, a melhor maneira de preservar a aderência do seu veículo na neve é com correntes de neve, que vão melhorar a sua tração na estrada.
Não escolha as correntes de forma leviana. Considere os seguintes critérios:
• Tamanho do eixo: 7 e 9 mm para veículos leves, 13 e 16 mm para veículos médios, 25 mm para veículos pesados.
• Dimensões dos pneus: escolha modelos compatíveis para as dimensões das laterais dos seus pneus.
Atenção: o uso de correntes para a neve é obrigatório sempre que a estrada está coberta com neve e, mesmo que não esteja, mas haja gelo e sinalização a indicar o uso de corrente nos pneus deve colocá-las. Nessas condições, a velocidade do veículo não deve ser superior a 50km/h. A multa para quem não respeitar esta norma varia entre os 40 euros e os 80 euros.
Evite derrapagens com travagens suaves
Correntes aplicadas e o próximo fator a ter em conta é a velocidade. Circule devagar e com precaução redobrada na neve ou num piso com gelo, uma vez que a travagem pode ser mais difícil. Aumentar a distância de segurança para o veículo da frente também é um imperativo. A distância de segurança deve ser dez vezes superior ao habitual.
Assim, evite derrapagens com travagens suaves. E a não ser que tenham espalhado sal nas estradas, deve evitar conduzir diretamente nos trilhos criados por outros veículos, quando conduzir na neve ou no gelo, porque é mais difícil obter aderência na neve compactada do que na neve fresca.
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Faça uma revisão rápida e escolha o equipamento correto
É aconselhável fazer uma breve revisão antes de iniciar viagem. Verifique o estado do limpa pára-brisas, certifique-se que a bateria está a funcionar corretamente (o frio tende a gerar problemas) e encha o líquido de limpeza do para-brisas com anticongelante.
Para alguma eventualidade, tenha no seu carro um raspador para gelo ou uma escova especial. Se necessário um spray de degelo. Um saco impermeável para guardar correntes molhadas também é recomendável.
Conduz um elétrico? Tenha especial cuidado na neve
Os carros elétricos são mais sensíveis às baixas temperaturas no que diz respeito à autonomia. Isto porque enquanto um carro com motor a combustão gera muito calor residual, os motores dos veículos elétricos convertem quase toda a energia produzida para impulsionar o veículo sem perdas. Se estiver a conduzir com um veículo elétrico ou um híbrido plug-in, deixamos algumas dicas específicas para o ajudar a otimizar a vida útil da bateria.
Conduzir um carro automático na neve
Se estiver a conduzir um carro automático na neve, poderá verificar que já dispõe de um “modo neve”, que ajuda a conduzir com mais segurança e a reduzir a potencial derrapagem das rodas.
Alguns carros automáticos podem ter 2 posições no seletor de velocidades, neste caso coloque na posição 2: são utilizadas apenas as 2 primeiras velocidades.
A caixa de velocidades mantém uma condução a baixa velocidade, que é muito útil caso tenha de abordar uma inclinação acentuada, gelo ou neve. Também permite a utilização do travão-motor. Para os condutores com caixa manual, use uma mudança mais alta para melhor controlo.