Normalmente, quando ouvimos falar da Euro NCAP, entidade responsável pelos testes de segurança aos veículos automóvel comercializados na Europa, estamos à espera de ouvir falar de estrelas e de resultados de testes. Mas nem sempre é assim.
Desta feita a Euro NCAP resolveu apresentar o ano em números, e a verdade é que a análise traz valores muito curiosos.
De todos os carros testados ao longo do último ano, 55 no total, cerca de 75% conquistaram as tão desejadas cinco estrelas. Algo que só é possível com a inclusão nos veículos das mais recentes tecnologias de prevenção de colisões, como é o caso da Travagem de Emergência Autónoma (AEB, siglado inglês) carro para carro, sistema de origem em cerca de 90% dos carros testados e opcional em mais 5%. Já quando se fala na prevenção de acidentes com peões, o sistema é encontrado de origem em 85% dos carros, enquanto na prevenção de colisões com ciclistas este auxílio à condução está presente de série em cerca de 80% dos novos carros testados.
Da mesma forma, a exigência e prestígio dos testes da Euro NCAP levaram as marcas a incluir mais sistemas de segurança de série nos seus veículos, como é o caso do Assistente de Manutenção da Faixa de Rodagem, que surge de série em todos os carros testados, e a tecnologia de Apoio à Velocidade.
Por seu turno, a conversão em números de todos os dados coligidos nos testes de 2019 por parte da Euro NCAP mostram que 63% dos carros vêm de série com o sistema avançado de Manutenção da Faixa de Faixa de Rodagem, enquanto 81% apresenta como extra a Função de Informação de Limite de Velocidade.
Numa análise mais genérica, um terço dos carros testados em 2019 foram elétricos ou híbridos, enquanto 45% foram SUVs compactos ou médios.
Mas talvez mais impressionante seja o facto de 71% dos 10.895.514 veículos novos vendidos na Europa durante os primeiros três trimestres do ano contarem com uma avaliação de segurança de cinco estrelas. Ainda assim, 2% dos veículos vendidos nesse mesmo período contam com avaliações abaixo das três estrelas.