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Autoridades reforçam fiscalização do uso do cinto de segurança

| Revista ACP

Campanha “Cinto-me Vivo” na estrada entre 9 e 15 de setembro para promover uso correto de dispositivos de segurança rodoviária.

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Promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP) a campanha de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo” arranca no dia 9 de setembro.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025, a campanha decorre até 15 de setembro e tem como objetivo sensibilizar condutores e passageiros para a importância do uso correto dos dispositivos de segurança, como cintos, capacetes e cadeirinhas para crianças.

Segundo dados divulgados pelas entidades organizadoras, numa colisão frontal a 50 km/h, um condutor com 70 kg que não utilize cinto de segurança sofre um impacto semelhante ao de uma queda do terceiro andar.

 

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O uso do capacete reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente, enquanto a utilização correta de cadeirinhas adaptadas ao peso da criança pode reduzir em 60% o risco de lesões graves.

A campanha inclui ações de sensibilização a cargo da ANSR em território continental, nos Açores e na Madeira, bem como operações de fiscalização por parte da GNR e da PSP.

Estas operações têm especial foco em vias com elevado fluxo de tráfego, visando promover comportamentos mais seguros na estrada.

As ações de sensibilização e fiscalização realizam-se em simultâneo nas seguintes datas e locais:

• 9 de setembro às 8h00 na EN13, Mindelo, Vila do Conde (ANSR e GNR)

• 10 de setembro às 8h00 na Rua Alvarinho Santos, Gondomar (ANSR e PSP)

• 11 de setembro às 8h00 na Rotunda Rua da Ribeirinha, Santa Maria de Lamas (ANSR e GNR)

• 12 de setembro às 10h00 na Avenida Inês de Castro, Coimbra (ANSR e PSP)

• 15 de setembro às 8h00 na Rotunda EN10-1/IC20, Costa da Caparica, Almada (ANSR e GNR)

Esta é a nona de um total de 11 campanhas previstas para este ano. Até dezembro serão realizadas mais duas campanhas, com ações de sensibilização e fiscalização.

As campanhas têm vindo a ser promovidas anualmente desde 2020, com temas definidos de acordo com as recomendações europeias.

Para 2025, os temas selecionados são velocidade, álcool, acessórios de segurança, uso do telemóvel e veículos de duas rodas a motor.

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