ACP-BP

Pub

Euro NCAP avalia segurança de 20 modelos automóveis

| Revista ACP

Organismo que desenvolve programa independente de avaliação à segurança dos carros que circulam na Europa realça benefícios do hidrogénio e apela ao uso de extras de segurança.

mercedes-benz-cla

A Euro NCAP concretizou mais uma ronda de avaliações à segurança dos automóveis que circulam na Europa. Os resultados dos testes realizados a 20 modelos automóveis foram publicados esta quarta-feira, com 11 veículos a obter classificação máxima, ou seja, cinco estrelas.

Os automóveis que conseguiram as cinco estrelas são: o novo Mercedes CLA; o CX-5 da Mazda; o Changan Deepal S05; Porsche Cayenne; o novo Volkswagen T-Roc; o Eclipse Cross da Mitsubishi; o MG4 EV Urban da MG; o Hyundai Nexo; o Geely Starray EM-i; Kia EV 4 (com extras de segurança); e o Exlantix ET.

Em comunicado, a Euro NCAP refere que o grande destaque recai sobre o novo CLA da Mercedes, que “mostra um desempenho de segurança excecional”, com uma “pontuação máxima em todas as quatro categorias [proteção dos passageiros adultos; proteção dos passageiros crianças; utilizador vulnerável da estrada assistência à segurança] que compõem a classificação geral”.

Segundo os peritos da organização que avalia a segurança dos automóveis há cerca de 30 anos, o Mazda CX-5 também se destacou, “com uma classificação elevada no desempenho de assistência à segurança”, enquanto o Deepal S05, o Porsche Cayenne e o Volkswagen T-Roc conseguiram “excelentes pontuações na proteção de ocupantes adultos”.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

 

Hidrogénio é sinónimo de segurança?

Entre os modelos que conseguiram classificação máxima nos testes de segurança da Euro NCAP, salta à vista o caso do Hyundai Nexo, um automóvel movido a hidrogénio.

Com uma motorização alternativa, este modelo “provou ser mais do que capaz ombrear com os SUV movidos a combustão”.

“Para os consumidores, a tranquilidade de saber que um carro movido a hidrogénio pode ser tão seguro como um equivalente elétrico ou a combustão provavelmente vai tranquilizar os que desejam ser os primeiros a adotar essa fonte de energia alternativa”, argumenta a Euro NCAP.

Extras de segurança valem a pena?

Nas suas conclusões, a EuroNCAP realça a “importância da segurança dos pacotes de segurança opcionais” das marcas, apontando o caso do Kia EV 4, que só com os extras de segurança obteve cinco estrelas nos testes.

“Com o equipamento de segurança standard, o novo EV 4 da Kia obteve uma classificação de quatro estrelas. Quando equipado com o pacote opcional DriveWise ADAS Safety Pack, que fornece sensores adicionais para otimizar a prevenção de colisões e a prevenção de acidentes com ciclistas, obteve cinco estrelas. A diferença ilustra a necessidade de os consumidores considerarem cuidadosamente as opções que tomam quando encomendam um carro novo, uma vez que algumas trazem benefícios comprovados em termos de segurança”, lê-se.

Apesar de não terem obtido pontuação máxima, o novo Alpine A390, o Compass da Jeep e o Toyota Aygo X são modelos que a Euro NCAP considera representarem “bons resultados gerais” à segurança.

Pode consultar os resultados dos testes na íntegra aqui.

scroll up