Horse Powertrain apresenta motor híbrido a gasolina 100% renovável

| Revista ACP

Novo sistema promete reduzir consumos e emissões face aos motores convencionais

Motor-Horse

Nascida como uma empresa independente resultante de uma joint-venture entre o Grupo Renault e a chinesa Geely com o objetivo de desenvolver de motores de combustão e sistemas híbridos, a Horse Powertrain começa a apresentar os frutos do seu trabalho.

Desenvolvido em conjunto com a Repsol, o novo sistema híbrido da Horse Powertrain funciona com gasolina 100% renovável. O projeto foi apresentado em Madrid e deverá dar origem a um veículo demonstrador no início de 2026.

O motor, designado HORSE H12 Concept, atinge uma eficiência térmica máxima de 44,2% e permite reduzir o consumo de combustível em 40% face à média dos automóveis ligeiros matriculados na Europa em 2023.

Segundo dados baseados no ciclo de testes WLTP, o consumo poderá ficar abaixo dos 3,3 litros por cada 100 quilómetros.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

De acordo com as empresas, quando abastecido com gasolina renovável, um automóvel familiar de dimensão média equipado com este sistema e com uma utilização anual de 12 500 quilómetros poderá emitir menos 1,77 toneladas de CO2 por ano do que um veículo equivalente com motor de combustão tradicional e combustível convencional.

O novo sistema combina uma evolução do motor HR12 com alterações técnicas que incluem uma taxa de compressão de 17:1, um sistema de recirculação de gases de escape de nova geração, turbocompressor otimizado, ignição de elevada energia e uma caixa híbrida com gestão energética revista.

A redução de fricção interna foi também trabalhada com novos lubrificantes desenvolvidos pela petrolífera espanhola.

Foram produzidos dois protótipos e realizados testes de validação. A industrialização é apontada como objetivo seguinte.

As empresas defendem que este tipo de solução pode contribuir para reduzir emissões no curto prazo, numa altura em que mais de 97% do parque automóvel europeu continua a ser composto por veículos com motor de combustão, segundo dados da Associação Europeia de Construtores Automóveis.

scroll up