A Mazda iniciou, no Japão, testes públicos à sua tecnologia Mobile Carbon Capture, um sistema desenvolvido para filtrar e armazenar CO2 a partir dos gases de escape de veículos com motor de combustão.
A primeira demonstração decorreu no Fuji Speedway, durante uma prova de quatro horas da Super Taikyu Series, integrando o dispositivo no Mazda Spirit Racing 3 Future Concept, baseado no Mazda3 Hatchback.
Segundo a marca, o sistema conseguiu captar dióxido de carbono em condições típicas de competição, caracterizadas por cargas elevadas e ritmos constantes.
Embora a Mazda considere os resultados promissores, admite que a tecnologia continua em fase inicial e será alvo de novos testes ao longo da próxima época, com foco em melhorar a taxa de recuperação de CO2.
O protótipo apresentado no Japan Mobility Show 2025 utiliza uma estrutura porosa de zeólita para adsorver o CO2 antes de o transferir para um depósito dedicado.
A marca aponta várias utilizações possíveis para o gás recolhido, incluindo a produção de materiais avançados e a aplicação em estufas agrícolas.
O veículo de testes utilizou ainda combustível HVO 100, um diesel considerado neutro em carbono, como forma de reduzir o impacto global das emissões.
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Apesar de estar a expandir a sua oferta eletrificada (de mild-hybrids a modelos totalmente elétricos) a Mazda mantém a aposta na melhoria dos motores de combustão, combinando ganhos de eficiência, combustíveis de baixo carbono e tecnologias de captura direta.
A empresa reafirma a meta de alcançar a neutralidade carbónica global em 2050, alinhando o desenvolvimento tecnológico com os objetivos intermédios definidos para a União Europeia em 2030 e 2035.