Livro Henri Vaillant – Uma Vida de Desafios

A obra foi apresentada no ACP e conta a história do construtor de automóveis de competição e de estrada.

IMAGEM-LIVRO

Engenheiro visionário, Henri Vaillant foi um nome incontornável no desporto automóvel. Além de ter criado a empresa Vaillant, fabricante de carros de competição e de estrada, foi o mentor do seu filho Michel Vaillant, transmitindo-lhe coragem e perfeição técnica no mundo das corridas.

A sua história volta a ser recordada no livro Henri Vaillant – Uma Vida de Desafios, de Marc Bourgne e Claudio Stassi. A obra foi originalmente lançada em três volumes que a ASA reúne agora nesta edição integral, apresentada no dia 20 de novembro do ACP em Lisboa.

Foram muitos os entusiastas pelos automóveis e pela competição em particular que marcaram presença na apresentação do livro, desde logo Carlos Barbosa. “É com muito gosto que recebo aqui a apresentação deste livro que conta a história do pai de Michel Vaillant, uma personagem que faz parte da nossa juventude e que adorávamos ler”, afirmou o presidente do ACP.

Também o ex-piloto Jorge Ortigão que fez parte da equipa Vaillant no Rali de Portugal em 1984, recordou o facto de ter participado numa das histórias de Michel Vaillant pelo traço de Jean Graton, o criador da personagem. “Foi uma surpresa quando me disseram que tinha feito parte de uma história. Fui o último a saber”, referiu.

Miguel Barbosa considera esta obra dedicada ao pai de Michel Vaillant tão inspiradora quanto os livros de Michel Vaillant, sobretudo para quem tem a paixão pelo desporto automóvel. “O que mais apreciava em Michel Vaillant era a sua polivalência como piloto nas diversas disciplinas do desporto automóvel”, concluiu.

scroll up