Mais provas e mais competição marcam 2026 no ACP

ACP reforça em 2026 a aposta no desporto motorizado e no golfe, com mais eventos, novas provas e formatos renovados.

@video=qaFTToZMcrw

O ano acabou de começar, mas 2026 será um ano de forte crescimento na atividade desportiva organizada pelo ACP.

O clube volta a assumir um papel central na realização de algumas das mais relevantes competições internacionais, tanto no todo-o-terreno como no rali e no motociclismo.

No primeiro semestre do ano destacam-se duas provas de grande relevo. Entre 17 e 22 de março realiza-se o bp Ultimate Rally Raid, a única etapa do campeonato mundial disputada no continente europeu, numa competição que conta com apenas cinco provas.

Segue-se o Vodafone Rally de Portugal, uma das etapas mais emblemáticas do Campeonato do Mundo de Ralis, que volta a integrar o calendário internacional.

Já no final do ano, o ACP assume novamente a organização técnica do Monte Gordo Sand Race, uma prova exclusivamente dedicada às motos, integrada num campeonato mundial relativamente recente, mas no qual Portugal participa desde a sua criação, há três anos.

O calendário de 2026 inclui ainda provas históricas do clube. A Baja de Portalegre celebra a 40.ª edição e as 24 Horas de Fronteira regressam como um dos grandes momentos do ano.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O todo-o-terreno estende-se também aos veículos clássicos, com uma abordagem mais descontraída, através do reforço das provas do ACP Clássicos, que passam a contar com novos eventos a norte e a sul do país.

No segmento dos clássicos destaque para o tradicional Passeio dos Ingleses, já em janeiro e, em março, o Passeio dos Alemães, que este ano terá um novo formato.

A iniciativa decorre a 28 de março, na zona centro, nas Termas de Monte Real, e inclui um dia completo de condução seguido de um jantar de convívio.

A vertente competitiva dos clássicos arranca em abril com as 500 Milhas, integradas na ACP Clássicos Cup, agora com um percurso renovado.

A prova começa na zona da Póvoa de Varzim e termina em Torres Vedras, aproximando o início e o fim da competição das áreas onde se concentra a maioria dos participantes.

Também o golfe ganha maior expressão em 2026, com um aumento do número de eventos, novos circuitos e a introdução de uma prova noturna.

No Norte do país será criado um circuito próprio, destinado aos associados da região, com uma final conjunta marcada para setembro, em Ponte de Lima.

A agenda inclui ainda a habitual viagem anual fora de portas, cuja localização será revelada até ao final de janeiro.

Com mais provas, novos formatos e uma aposta clara na diversidade, o ACP entra em 2026 com um calendário reforçado e uma oferta alargada para os seus sócios e para o panorama desportivo nacional.

scroll up