ACP-BP

Pub

Deflandre sobe a líder da Figueira a Viseu

| Revista ACP

O vencedor do ano passado do Histórico está ao ataque, com o português Vieira Borges em segundo.

Rally Portugal Histórico

A chegada do pelotão do Rally de Portugal Histórico ao centro do País e à mítica região de Arganil trouxe consigo emoções redobradas e significativa luta na frente da classificação, com três pilotos diferentes a passarem pela primeira posição até ao final da 2ª Secção. De tarde, com a ordem mais estabelecida, a dança de lugares ficou mais calma e Yves Deflandre consolidou a vantagem no topo da tabela.

O dia começou com os já Campeões Nacionais de Ralis de Regularidade de 2017, Paulo Marques e João Martins a serem os primeiros a ir para a estrada à partida da Figueira da Foz, mas os homens do BMW 1600-2 (1969) depressa começaram a perder terreno e viram-se superados por Dirk van Rompuy logo após SS5, continuando a perder terreno para concluírem o dia na 58ª posição.

Mas também o belga manteria a vantagem por pouco tempo. Após SS7, a terceira do dia, o homem do Opel Ascona (1979) – a contas com problemas de embraiagem no seu Opel viu-se batido por um imparável Yves Deflandre e acabaria por terminar a etapa em nono.

Muito regular ao volante do Porsche 911, Deflandre parece estar apostado em repetir o triunfo de estreia conseguido no ano passado e num dia longo onde todos tiveram que cumprir mais de 424 quilómetros entre sectores cronometrados – num total de nove – e ligações.

De tarde, e após o almoço na Fábrica de Cerâmica, em Arganil, o líder não deu mostras de qualquer perda de concentração e continuou de forma tranquila rumo a Viseu, onde chegou na frente da classificação com quase um minuto de margem sobre os demais.

Enquanto isso, João Vieira Borges – o Campeão Nacional da especialidade em 2016 ao volante do seu Porsche 911 Carrera de 1985, também recuperava terreno durante a manhã para ascender ao segundo posto na SS10, Montalto 2, quando superou Dominique Holvoet no bonito Toyota Celica. No mais baixo do pódio à chegada a Viseu roda Michel Decremer com o seu Opel Ascona 400 (1981), a 2,4s de Vieira Borges.

Esta segunda etapa do Rally de Portugal Histórico viu ainda o pelotão passar pela zona histórica da cidade de Viseu antes de efectuar um Controlo Horário em frente à Câmara Municipal.

Esta quinta-feira o Rally vai levar pilotos e máquinas até ao Douro Vinhateiro, com a paragem para o almoço a ter lugar, como é já habitual, em Lamego, onde a Prova de Regularidade Por Sectores da Senhora dos Remédios marcará o início competitivo da 5ª Secção.

scroll up