Quando o Golf GTI foi lançado em 1976, ninguém podia imaginar que o Volkswagen de 110 cv com a moldura vermelha na grelha, os alargadores pretos nos guarda-lamas e o icónico pomo da alavanca de velocidades em forma de bola de golfe, se tornaria no desportivo compacto mais vendido em todo o mundo. No total, saíram da linha de produção 461.690 unidades da primeira geração deste modelo.
O que conquistou o público foi o conjunto fora do comum: um desportivo de alta precisão para enfrentar, a solo, os sinuosos percursos alpinos e, ao mesmo tempo, um automóvel prático para o dia a dia, extremamente económico associado a um estilo intemporal. O preço também foi um sucesso: 13.850 marcos alemães, na Alemanha.
A imprensa falou então da democratização do automóvel desportivo. E com razão — a performance do Volkswagen, que atingia os 182 km/h, era impressionante: com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 9,0 segundos, o Golf GTI de 1976 deixava para trás inúmeros desportivos e coupés com preços facilmente 10.000 marcos acima.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Cinco décadas depois deste caso de sucesso, a Volkswagen celebra este aniversário com um modelo especial – o Golf GTI EDITION 50 - que não só homenageia o passado mas pretende continuar a sua própria história GTI.