Futuro elétrico do Boxster e Cayman em risco

| Revista ACP

Redução de custos, atrasos e aumento de despesas ameaçam os planos para a nova geração do Cayman e Boxster elétricos.

Porsche-718-Boxster-and-Cayman

A Porsche investiu anos no desenvolvimento dos novos 718 Boxster e Cayman totalmente elétricos, chegando mesmo a retirar a geração anterior com motor térmico para abrir caminho às versões elétricas.

No entanto, um relatório recente sugere que a marca poderá cancelar ambos os modelos antes de os lançar.

Esta possibilidade surge numa altura em que a marca enfrenta pressão para reduzir despesas, depois de ter recuado na estratégia inicial de se tornar totalmente elétrica. Ao mesmo tempo as vendas na China caíram 26% em 2025.

Segundo avançam algumas fontes, a Porsche pondera agora introduzir uma versão híbrida plug-in na gama, uma opção que exigiria uma nova plataforma e um investimento significativo.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Estas mudanças podem atrasar ainda mais a nova geração dos 718, e se os modelos chegarem ao mercado, poderão já estar desatualizados.

Perante este cenário, há fontes que avançam que uma das primeiras decisões do novo Diretor Executivo da marca, Michael Leiters, que assumiu o cargo a 1 de janeiro, poderá ser precisamente abandonar o projeto dos 718 Boxster e Cayman elétricos.

Recorde-se que os 718 Boxster e Cayman elétricos já enfrentaram vários atrasos.

No início de 2025, o anterior CEO, Oliver Blume, revelou dificuldades na obtenção de células de bateria de alto desempenho, em parte devido à falência da fabricante sueca Northvolt.

scroll up