A lei determina que a definição das classes de portagens em Portugal é feita com base na altura do veículo (corresponde à medida vertical do primeiro eixo) e no número total de eixos, mas este é um tema controverso.
Afinal, não só são vários os países que adotam critérios mais simples como o escolhido em Portugal tem falhado em adaptar-se à evolução do setor automóvel.
Isto é comprovado pelas várias alterações e exceções à lei para acomodar modelos como os monovolumes ou os SUV/Crossover.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Nesta edição não só lhe explicamos como é feita a classificação em Portugal como revelamos as exceções à regra, os métodos usados noutros países e antecipamos ainda quanto vai pagar para usar as principais autoestradas nacionais em 2026.
Já na rubrica “Modo Eco” desmistificamos uma questão que continua a causar confusão: afinal usar o ar-condicionado aumenta ou não os consumos do automóvel? Bruno Gomes, Diretor dos Serviços Técnicos do ACP, põe fim a todas as dúvidas.
Seguimos ao volante do novo Seat Ibiza, best-seller da marca espanhola e um dos modelos mais importantes do segmento e fechamos em festa com os melhores momentos da entrega de prémios do ACP Clássicos Cup.