Inicialmente a nova geração do Fiat 500 era suposto ser exclusivamente elétrica. Porém, as vendas muito aquém das expectativas obrigaram a uma mudança de planos nas hostes da casa transalpina.
Assim, já depois de ter parado a produção do 500e por as vendas estarem abaixo da produção instalada na fábrica de Mirafiori (onde o 500e é produzido), a marca italiana voltou atrás nos planos iniciais e avançou com uma nova geração do 500 Hybrid.
Tal como o elétrico, também o 500 Hybrid será disponibilizado em três estilos de carroçaria — Berlina, 3+1 e Cabrio —, mas ao contrário do modelo inicialmente lançado, esta versão conta com um motor de combustão interna.
Este consiste num motor FireFly de 1.0 l e três cilindros associado a um sistema mild-hybrid e combinado com uma transmissão manual de 6 velocidades.
O sistema elétrico de 12 V melhora a eficiência de combustível deste propulsor que debita cerca de 70 cv.
Por recorrer à mesma plataforma que serve de base ao moderno 500e, o novo Fiat 500 Hybrid apresenta-se com as tecnologias desenvolvidas para versão elétrica num formato mais acessível.
Assim, conta com um ecrã tátil personalizável de 10,25'', um painel de instrumentos digital de 7'' e compatibilidade total com Apple CarPlay e Android Auto.
Já no campo da segurança, apresenta-se com uma vasta gama de sistemas de ajuda à condução como a travagem automática de emergência, assistência à manutenção da faixa de rodagem e reconhecimento de sinais de trânsito.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Produzido em Turim na fábrica Mirafiori Carrozzerie, o novo 500 Hybrid é descrito pela Fiat como essencial para a revitalização da histórica fábrica italiana.
A produção das primeiras unidades de pré-série já arrancou, estando agendado para novembro o arranque pleno da produção.
A meta até ao final do ano passa por produzir 5000 unidades, mas quando estiver em plena capacidade, a fábrica deverá produzir aproximadamente 100 000 unidades por ano.