A Volvo continua a renovar a sua gama e a mais recente adição à oferta do construtor escandinavo é a nova geração do Volvo XC70, um modelo que deixou para trás o passado de “carrinha aventureira” para se assumir, definitivamente, como um SUV.
Assente na nova plataforma Scalable Modular Architecture (SMA) da Volvo Cars, concebida especialmente para híbridos plug-in de longo alcance, o XC70 foi pensado para responder à crescente procura por híbridos plug-in com maior autonomia elétrica.
No campo da estética adota o visual típico da marca escandinava, refletindo uma interpretação moderna da herança escandinava da marca.
Destacam-se as linhas simples e robustas bem como a grelha dianteira fechada em forma de escudo, reminiscente dos modelos Volvo 100% elétricos.
Na traseira são os faróis verticais em forma de “C” que captam as atenções ao mesmo tempo que fazem uma ligação com a identidade visual da marca sueca.
A bordo do Volvo XC70 impera o minimalismo e o espaço. Entre os principais destaques encontramos o painel de instrumentos digital de 12,3’’ e o ecrã central horizontal de 15,4’’.
Opcionalmente o novo SUV da Volvo pode ainda contar com um head-up display de realidade aumentada.
Ainda no campo da tecnologia e conetividade, muitas das funcionalidades do novo XC70, como o pré-condicionamento do habitáculo, podem ser controladas remotamente através da app Volvo Cars. Com atualizações remotas, o XC70 mantém-se ainda sempre atualizado com o software mais recente.
Para já a Volvo mantém algum secretismo acerca dos detalhes técnicos do novo XC70, revelando apenas a autonomia em modo 100% elétrico do seu novo modelo híbrido plug-in: superior a 200 km segundo o ciclo de testes CLTC, a mais longa de qualquer híbrido plug-in Volvo até à data.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Outro dado revelado pela Volvo diz respeito ao carregamento. Segundo a marca escandinava, o XC70 está equipado com tecnologia de carregamento rápido, permitindo carregar a bateria dos 0 aos 80% em apenas 23 minutos.
Além disso, a capacidade de carregamento bidirecional permite utilizar a bateria como fonte de energia para outros dispositivos elétricos, como equipamentos de campismo ou de exterior.
Quanto ao motor de combustão, para já a Volvo afirma apenas que este é “eficiente oferece a flexibilidade necessária para viagens mais longas, permitindo percorrer mais de 1200 km sem necessidade de carregar ou reabastecer”.
Especialmente pensado para a China, onde já está disponível para pré-encomenda, o XC70 deverá chegar à Europa numa fase posterior.