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Jaguar renova gama XJ

| Revista ACP

O construtor britânico renovou a oferta da berlina desportiva de luxo e aumentou a potência do porta-estandarte para 575cv.

Jaguar XJR575

A Jaguar alargou a oferta da berlina desportiva de luxo XJ com a introdução do novo XJR575, o mais recente topo de gama de alta performance que surge agora equipado com uma versão especial do bloco V8 sobrealimentado de 5 litros capaz de debitar 575cv de potência. Um valor que representa uma melhoria de 25cv face à anterior versão e que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 300 km/h.

Atributos que se apresentam acompanhados de várias atualizações em termos de exterior, nomeadamente com elementos exclusivos do modelo, como o spoiler traseiro, o para-choques dianteiro e entradas de ar inferiores, cores personalizadas, grelhas duplas no capot e o logótipo renovado, bem como de um interior exclusivo, com painéis personalizados e bancos com costuras em forma de diamante.

O sistema de travagem de emergência funciona em velocidades até 60 km/h.

Mas as novidades não se ficam por aqui. Numa altura em que a conetividade e tecnologia são cada vez mais predominantes na vida de todos nós, a Jaguar não se mostrou alheia a isso e “inundou” a renovada gama XJ com uma panóplia de funcionalidades de entretenimento e sistemas de segurança.

Começando pelo info-entretenimento, a marca britânica disponibiliza o seu mais recente sistema Touch Pro com Wi-Fi 4G, capaz de ligar à Internet até oito dispositivos e totalmente controlável a partir do ecrã táctil de 10 polegadas que permite a utilização dos mesmos gestos usados nos Smartphones para utilizar a navegação por satélite, assim como a criação de acessos diretos a páginas iniciais personalizadas. E quem viaja nos bancos traseiros também não é esquecido, com dois ecrãs com duas portas USB 3.0 e uma HDMI.

Os 575cv do 5.0 Supercharged V8 levam o XJR575 dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos e permitem uma velociade máxima de 300 km/h.

Já no que respeita às ajudas à condução, a lista é significativa. Graças a uma câmara estereoscópica, a Jaguar disponibiliza a Deteção Dianteira de Veículos, que melhora a visibilidade à entrada, por exemplo, em cruzamentos, a Assistência à Manutenção de Faixa, com o sistema a recolocar o carro entre as marcações horizontais da faixa de rodagem quando o condutor se aproxima das mesmas sem acionar os indicadores de mudança de direção, a Travagem Automática de Emergência em velocidades entre os 5 e os 60 km/h, o Reconhecimento de Sinais de Trânsito e ainda o Limitador de Velocidade Adaptativo.

A gama oferece um motor diesel e dois blocos a gasolina, todos eles com caixa automática de 8 velociades.

A isto juntam-se ainda funcionalidades como o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Assistência em Fila, particularmente útil para a monotonia da condução em trânsito intenso, Sistema de Estacionamento Paralelo e Perpendicular, Monitor de Ângulo Morto e Detetor de Veículos em Marcha-atrás, bem como a gestão de tração All-Surface Progress Control. Ao contrário de outros, este sistema funciona como um controlo de velocidade cruzeiro a baixa velocidade que pode ser ativado entre os 3,6 e os 30 km/h de forma a ultrapassar as dificuldades provocadas por pisos de aderência reduzida, atuando antes das rodas começarem a patinar.

Em termos de motores, a oferta veria entre o diesel 3.0 de tração traseira com 300cv, o 3.0 Supercharged V6 de tração integral com 340cv e o 5.0 Supercharged V8 de tração traseira com 575cv, ambos a gasolina. Comum a todas as versões é a transmissão automática de oito relações.

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