Cerca de dois anos depois de ter revelado no Goodwood Festival of Speed o IONIQ 5 N, o seu primeiro modelo desportivo 100% elétrico, a Hyundai escolheu o mesmo palco para mostrar ao mundo o novo IONIQ 6 N.
Como se esperava, a versão mais desportiva do Hyundai IONIQ 6 baseia-se na mais recente evolução do modelo elétrico sul-coreano, mas apresenta-se com um visual que não deixa ninguém indiferente.
Visualmente o IONIQ 6 N destaca-se por um conjunto de alterações funcionais e agressivas que o diferenciam do modelo que lhe serve de base.
A carroçaria recebeu para-lamas alargados para acomodar um aumento de 60 mm das vias dianteira e traseira, enquanto o perfil dianteiro foi rebaixado, acentuando a silhueta do veículo.
A frente conta com uma grelha ampliada e asas aerodinâmicas exclusivas, desenhadas para canalizar o ar ao longo da carroçaria.
Na traseira, um grande aileron trabalha para equilibrar a carga aerodinâmica, contribuindo tanto para a estabilidade como para o desempenho dinâmico.
Já as jantes forjadas de 20’’ são calçadas com pneus Pirelli P Zero 275/35 em todas as rodas.
Em termos técnicos, o IONIQ 6 N utiliza dois motores elétricos — um no eixo dianteiro com 238 cv (175 kW) e outro no traseiro 412 cv (303 kW) — que juntos fornecem uma potência combinada de 650 cv (478 kW) no modo Boost. Já o binário ascende aos 1050 Nm e é enviado às quatro rodas.
Tudo isto permite-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,2s e atingir os 257 km/h de velocidade máxima.
A energia provém de uma bateria de 84 kWh, e apesar de a Hyundai não ter ainda revelado a autonomia, a marca sul-coreana já anunciou o tempo e potência de carregamento máxima em DC: 350 kW, condição na qual bastam 18 minutos para carregar de 10% a 80%.
Com vista a melhorar o desempenho dinâmico o IONIQ 6N conta ainda com amortecedores de controlo eletrónico e um diferencial traseiro autoblocante também controlado eletronicamente.
Por falar em eletrónica, IONIQ 6 N aposta fortemente na personalização da experiência ao volante.
Entre os destaques, está o botão “N Grip Boost”, que permite libertar instantaneamente toda a potência, independentemente do modo de condução ativo.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Há ainda um sistema de vetorização de binário e um modo drift avançado, com três níveis de ajuste.
Adicionalmente, o sistema “N Track Manager” permite ao condutor criar circuitos personalizados e registar tempos por volta, reforçando o carácter desportivo e focado deste modelo elétrico de alto desempenho.
Com lançamento previsto para este ano, o Hyundai IONIQ 6N ainda não viu divulgado nem o seu preço nem uma data concreta para a sua chegada.