A Dacia anunciou uma nova atualização do Spring, o seu modelo elétrico, com alterações na plataforma, nova bateria e dois novos motores: um de 70 cv e outro de 100 cv.
Estas novidades substituem os anteriores motores de 45 e 65 cv, prometendo maior facilidade de condução em estrada e melhor resposta fora das áreas urbanas.
A estrutura do veículo foi revista para integrar uma nova bateria de 24,3 kWh com tecnologia LFP (fosfato de ferro e lítio), oferecendo maior durabilidade e segurança térmica.
A distribuição de peso e a rigidez do chassis foram otimizadas, o que, segundo a marca, melhora o equilíbrio e o comportamento dinâmico do veículo.
Entre as novidades estão também um novo sistema de travagem assistida, barras estabilizadoras de série e afinações revistas da suspensão.
Com consumos de 12,4 kWh/100 km, o Spring mantém-se como o modelo elétrico mais económico do mercado europeu, com preços a partir dos 16 900 euros.
A autonomia anunciada é de 225 km no ciclo WLTP, suficiente para cobrir os padrões médios de deslocações diárias dos utilizadores, estimados em cerca de 34 km por dia.
O carregamento também foi melhorado, com um novo carregador DC de 40 kW (opcional) que permite recuperar dos 20% aos 80% da bateria em menos de meia hora. O carregamento AC de 7 kW permanece como equipamento de série.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Além das melhorias técnicas, o Spring introduz uma nova cor (Seafoam) e mantém soluções práticas como os acessórios interiores YouClip, e uma bagageira com 308 litros, uma das maiores do segmento.
Lançado em 2021, o Dacia Spring já vendeu mais de 179 mil unidades na Europa. Só em 2025 foram mais de 17 mil, garantindo-lhe o segundo lugar nas vendas de elétricos nos segmentos A, B e B-SUV a clientes particulares.