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BYD Dolphin Surf quer democratizar os elétricos

| Revista ACP

Nova proposta da marca chinesa é um dos elétricos mais acessíveis do mercado e já o conduzimos.

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Numa altura em que muitos construtores desistem do segmento dos citadinos, a chinesa BYD segue em “caminho inverso” e acaba de revelar o pequeno BYD Dolphin Surf.

Já com cerca de 930 mil unidades comercializadas a nível global, o Dolphin Surf chega a Portugal numa altura em que a marca não para de crescer, isto apenas dois anos depois da sua estreia em solo nacional.

Com um visual moderno e, sem dúvida, capaz de captar atenções, neste primeiro contacto, a proposta da BYD surpreendeu pelo espaço disponível a bordo, uma mais-valia do recurso à plataforma e-Platform 3.0, especialmente pensada para modelos elétricos.

A distância entre eixos de 2500 mm permite a quatro adultos viajarem com conforto enquanto a bagageira de 308 litros de capacidade tem até um espaço dedicado para guardar os cabos de carregamento.

Por falar no interior, este consegue conjugar um visual jovial com uma boa ergonomia, fruto da manutenção de alguns comandos físicos e teclas de atalho.

Nota ainda para o ecrã central de 10,1’’ que, à semelhança do que acontece noutros modelos da marca, é rotativo.

Uma gama completa

No total, o BYD Dolphin Surf apresenta-se em três versões: Active, Boost e Comfort.

Todas recorrem a baterias LFP com a tecnologia Blade Battery, mas a capacidade dessas baterias e a potência dos motores que alimentam variam consoante as versões.

A versão Active, disponível a partir de 20 885 euros, conjuga uma bateria de 30 kWh com um motor elétrico de 88 cv (65 kW).

Com uma autonomia combinada de 220 km, esta versão suporta carregamentos com potências até 11 kW (AC) e 65 kW (DC), o que permite carregar de 30 a 80% em 25 minutos.

A variante Boost custa desde 24 990 euros e já recorre a uma bateria LFP de 43,2 kWh. Esta alimenta o mesmo motor da versão Active, mas permite uma autonomia combinada de 322 km.

Quanto ao carregamento, os 11 kW (AC) mantêm-se, mas os carregamentos rápidos (DC) passam a poder ser feitos com potências até 85 kW, o que reduz o tempo de carregamento dos 30 aos 80% para apenas 22 minutos.

Por fim, no topo da gama encontramos a versão Comfort, precisamente aquela que pudemos conduzir neste primeiro contacto.

Nesta mantêm-se a bateria e a potência máxima de carregamento, mas o motor elétrico conta com 156 cv (115 kW), o que faz com que a autonomia desça para os 310 km.

O que foi possível constatar é que nesta versão o BYD Dolphin Surf é particularmente “despachado”. Ágil por natureza, revelou-se seguro em estrada aberta e competente em percursos sinuosos, chegando até a ser divertido de conduzir.

Nota ainda para o bom nível de conforto, mas a direção podia ser um pouco mais precisa e o tato do travão pede alguma habituação.

Equipamento não falta

Seja qual for a versão do BYD Dolphin Surf, a generosa oferta de equipamento de série é uma norma, especialmente no que diz respeito aos sistemas de segurança e ajuda à condução.

 

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Por exemplo, o modelo da BYD conta com sistemas como o controlo de velocidade de cruzeiro inteligente, travagem automática de emergência, assistência à saída da faixa de rodagem e controlo inteligente de máximos.

A estes equipamentos juntam-se outros itens como os sensores de estacionamento traseiros e câmara de visão, luzes diurnas LED, entrada e arranque sem chave NFC, ar condicionado, bancos em pele vegan, espelhos laterais ajustáveis eletricamente ou a capacidade de ligação veículo-carga (V2L).

Com entrega das primeiras unidades prevista para junho, o BYD Dolphin Surf está disponível em Portugal com quatro opções exteriores de cor: Lime Green, Polar Night Black, Apricity White e Ice Blue, estando todas associadas ao interior Black and Grey.

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