508 Peugeot Sport Engineered, a nova proposta da marca

| Revista ACP

Numa viagem por 210 anos de vida, a Peugeot deu a conhecer a sua mais recente aposta. Mais que um carro, um conceito.

508-01

Em dia de 210º aniversário, a Peugeot deu a conhecer de forma diferente a sua mais recente proposta no que toca a carros de gama alta de elevada prestação. Numa apresentação mundial, o construtor gaulês levou o mundo a percorrer uma viagem por 210 anos de história.

Mais de dois séculos que levaram a marca da produção de moinhos de café, ao fabrico de carros icónicos, passando por bicicletas e motos, para terminar, por agora, na mais recente proposta híbrida Plug-in.

Com base no reconhecido Peugeot 508 sedan e carrinha, o 508 Sport Engineered apresenta-se não apenas como um novo carro, mas como o lançamento de uma nova submarca do construtor em que, como o nome indica, o ADN do departamento de competição da Peugeot vai passar das pistas para as estradas.

Mais baixo e mais largo que a versão “tradicional”, o Peugeot 508 Sport Engineered reúne num só pacote toda a experiência da Peugeot Sport. Com 360 cv de potência, conseguidos graças à combinação de um motor de combustão (1.6 litros e transmissão automática de 8 velocidades) com dois motores elétricos, este híbrido Plug-in apresenta-se como o carro de produção mais potente de sempre da marca do leão. A isto junta ainda prestações como 5,2 segundos dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

Características de que o condutor pode tirar partido de cinco formas diferentes, tudo através de um seletor na consola central que permite optar entre o modo 100% elétrico (com 42 km de autonomia), dois modos híbridos, a opção Sport (em que pode tirar partido da totalidade dos 360 cv de potência) e um modo 4x4, para fazer face a situações de aderência mais reduzida.

Um “tudo em um” em termos de mobilidade e formas de conduzir, que permitem não apenas um recorde de emissões de CO2 inferiores a 50 g/km, mas também a conjugação da condução citadina com as viagens longas com um consumo médio anunciado de apenas 2,03 litros/100 km.

Aspeto muito importante deste novo 508 Peugeot Sport Engineered é o facto do espaço interior, em particular a volumetria da mala, ser igual ao dos modelos dotados apenas de motor de combustão, tudo graças à forma como as baterias e os motores elétricos são dispostos no carro.

Tal como acontece com os demais modelos híbridos e elétricos da marca, este 508 Peugeot Sport Engineered, disponível nas versões berlina e carrinha, beneficia de todo o ecossistema da marca, o que permite carregamentos até 2 horas com a Wall Box de 32 amperes. A opção de tomada reforçada de 16 amp representa um carregamento de 4 horas, enquanto a normal tomada doméstica permite a carga completa da bateria em 7 horas.

scroll up