ACP-BP

Pub

Terminou o Dakar 2023 a grande aventura das arábias

| Revista ACP

Após 14 desafiantes etapas os resistentes celebram com Al-Attiyah a triunfar nos automóveis e Kevin Benavides nas motos.

@video=bwU_hvGhB0U

Nos automóveis Nasser Al-Attiyah subiu ao lugar mais alto do pódio pela 5ª vez na carreira. Só Sébastien Loeb (Prodrive), que terminou em 2º lugar a mais de 1h20m do vencedor, incomodou as 4 Toyota que ocuparam os 5 primeiros lugares da classificação geral, com o brasileiro Lucas Moraes a fechar o pódio.

Nas motos acabou por haver muito mais emoção com o argentino Kevin Benavides a triunfar frente a outra KTM de Toby Price, que terminou apenas a 43 segundos. O luso-germânico Sebastian Buhler terminou a prova no 20º lugar e Mário Patrão foi 34º classificado, mas 3º entre as motos sem assistência. Entre os SSV, onde brilharam portugueses, o norte-americano Austin Jones venceu a categoria T3 e o polaco Eryc Gozcal venceu entre os T4. Nos Quad a vitória foi para o francês Alexandre Giroud e nos camiões o triunfo foi para o Iveco de Janus Van Kasteren.

Entre os portugueses que participaram na grande aventura da Arábia Saudita de destacar três vitórias lusas em etapas. O campeão nacional e europeu de todo terreno João Ferreira, navegado pelo muito experiente Filipe Palmeiro venceu a 8ª etapa na categoria T3 dos SSV, alcançando ainda mais três pódios. Ricardo Porém também conquistou uma vitória na mesma categoria na 11ª etapa da prova. Já na categoria T4, Fausto Mota triunfou na 3ª etapa ao lado do brasileiro Cristiano Batista.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Quanto a classificações finais, de referir que Pedro Bianchi Prata foi 6º classificado como navegador de Bruno Oliveira na categoria T4 e João Pedro Ré ao lado do saudita Saleh Alsaif também terminou na 6ª posição, mas na categoria T3.

Nos automóveis, Paulo Fiúza a navegar Vaidotas Zala não terminou a prova, acabando por desistir na 12ª etapa, tendo no entanto assinado prestações muito positivas. Já José Marques, navegador de Gintas Petrus teve uma prova repleta de problemas e dificuldades, acabando,  este Dakar na 114ª posição. Nos camiões os três portugueses inscritos chegaram ao fim, com João Dias na 19ª posição, José Martins no 22º lugar e Armando Loureiro no 47º.

scroll up