O piloto francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) conquistou o campeonato mundial de ralis (WRC) pela nona vez na sua carreira, depois de terminar o rali da Arábia Saudita em terceiro lugar.
Com esta vitória, o piloto de 41 anos de idade iguala o recorde do compatriota Sébastian Loeb. Mas ao contrário de Ogier, Loeb venceu o WRC em nove anos consecutivos.
O triunfo de Loeb também proporcionou o primeiro título mundial ao navegador Vincent Landais, que se juntou a Ogier no final de 2022.
“Que temporada!”, afirmou Ogier após a confirmação do título, reconhecendo a dupla Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris) como principal rival esta temporada.
“Só existe um grande campeão quando se tem um grande adversário, e eles foram superfortes, levando-nos ao limite até à última etapa do ano. Parabéns a eles e a toda a equipa Toyota Gazoo Racing. Foi uma temporada muito bem-sucedida. Estou orgulhoso e muito feliz por fazer parte desta família”, comentou o novo campeão do WRC.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Ogier conquistou o nono título da carreira, com 293 pontos, mais quatro do que o britânico Elfyn Evans, que foi sexto nesta prova.
No Rali da Arábia Saudita, a vitória foi para o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), que venceu a última ronda da temporada, com 54,7 segundos de vantagem sobre o francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20), que foi segundo classificado. Ogier no terceiro posto, a 1.03,3 minutos.
Na edição de 2025 do WRC, Ogier venceu seis dos 14 ralis da temporada, incluindo o WRC Vodafone Rally Portugal.