A Toyota tem desenvolvido motores a hidrogénio para carros de competição desde há algum tempo - o primeiro surgiu na Super Taiku do Japão, em 2021, e o segundo, em 2022, no rali da Bélgica, a contar para o WRC. Este ano, a marca japonesa voltou a inovar com o protótipo GR Yaris Rally2 H2 Concept, que estreou no rali da Finlândia, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.
O protótipo foi conduzido por Juha Kankkunen, quatro vezes campeão mundial, durante a classificativa urbana de Harju. A participação foi simbólica e o automóvel esteve em exibição no parque de assistência, havendo espaço ainda para um co-drive com Richard Hammond, jornalista da especialidade e um dos apresentadores do icónico Top Gear.
O GR Yaris Rally2 H2 Concept foi desenvolvido na Finlândia pela Toyota Gazoo Racing, unidade da fabricante japonesa dedicada ao automobilismo de competição.
O grande desafio da Toyota foi criar um motor de combustão interna movido a hidrogénio que gere emissões praticamente nulas de gases poluentes, preservando a experiência tradicional do rali.
Baseado no chassis do bem-sucedido GR Yaris Rally2, o GR Yaris Rally2 H2 Concept utiliza um motor de combustão interna alimentado por hidrogénio comprimido, permitindo reduzir drasticamente as emissões sem abdicar da sonoridade e resposta típicas dos carros de rali.
Visualmente distingue-se pela decoração específica bem como pelos painéis de ventilação no lugar dos vidros traseiros. Quanto às características técnicas, além do combustível usado por este protótipo, nada mais foi revelado.
A estreia do GR Yaris Rally H2 Concept em competição insere-se no compromisso da marca com a neutralidade carbónica.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.