Na década de 50, a Mercedes-Benz queria alargar a sua linha de desportivos para conquistar um público mais amplo e foi assim que surgiu o 190 SL. Apresentado no Salão Automóvel de Nova Iorque em 1954, acolheu desde logo grande recetividade não só pela elegância das suas linhas como pelo desempenho notável. Mesmo tendo sido dado a conhecer ao mundo juntamente com o 300 SL, outro modelo histórico da marca, o sucesso do Mercedes-Benz 190 SL não ficou ameaçado.
Idealizado por Maximilian Hoffman, um americano empreendedor que importava automóveis europeus para os EUA, que depois incentivou os executivos da Daimler-Benz a concretizarem o projeto, o 190 SL somava à beleza do seu design e bom comportamento na estrada, um elevado conforto, já que era "destinado a um grupo de compradores que desejavam percorrer longas distâncias neste veículo de aparência bastante desportiva", como o designer da Mercedes-Benz, Josef Müller, o definiu. Afinal, o 190 SL não foi feito para grandes emoções ao volante, mas sim para ser disfrutado de forma descontraída em modo passeio.
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Baseado na plataforma dos sedãs W120 e partilhando muitos elementos de estilo com o “irmão” 300 SL, mas consideravelmente menor (4,29m de comprimento e 2,4m de distância entre eixos), o Mercedes-Benz 190 SL equipava um motor 1.9 de 4 cilindros em linha (SOHC), com dois carburadores duplos SOLEX que produzia 105 cv de potência acelerava dos 0 aos 100 km/h em 14 segundos. A velocidade máxima ultrapassava os 170 km/h. Entre maio de 1955 e fevereiro de 1963, foram produzidas quase 26 mil unidades, um número muito acima das estimativas iniciais.