Há 70 anos a Volvo apresentou o seu primeiro desportivo: o P1900. Foi um projeto que mereceu toda a atenção por parte dos responsáveis pela marca sueca. Apresentado em 1954 com as primeiras unidades a saírem de fábrica em 1956, o Volvo P1900 causou sensação pela elegância das suas linhas, mas acabaria por revelar algumas falhas técnicas levando a marca a desistir da sua produção no ano seguinte.
A ideia inicial era a de que este roadster se destinasse apenas ao mercado externo, uma vez que não era visto como adequado ao clima. No entanto, a maioria das unidades fabricadas acabaram por ser vendidas na Suécia.
Baseado no Volvo PV444, o P1900 foi construído sobre um chassi de estrutura tubular com carroçaria em fibra de vidro. Uma novidade para a Volvo, mas cujo resultado final apresentava má qualidade e problemas estruturais. Em termos de motor, equipava uma versão melhorada do bloco de 4 cilindros e 1,4 litros do PV444, com 70 cv que, não estavam à altura de um desportivo.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Apesar do seu fracasso comercial, o Volvo P1600 levou ao desenvolvimento do motor B16 utilizado no modelo PV444 destinado ao mercado norte-americano e abriu caminho para futuros desportivo da marca sueca como o famoso Volvo P1800.