O Volvo PV36 Carioca foi lançado há 90 anos e já nessa altura surpreendeu pela modernidade e segurança que oferecia. O seu estilo Art Déco inspirado no gosto norte-americano, deve-se ao designer e engenheiro Ivar Örnberg, que trabalhou nos EUA durante alguns anos antes de regressar à Suécia no início dos anos 30 e desenhar o PV36.
Supostamente o primeiro Volvo com suspensão dianteira independente, exibia uma agilidade notável para a época, graças ao seu motor de seis cilindros de 3,7 litros associado a uma transmissão manual de três velocidades, que gerava 80 cv de potência e uma velocidade máxima de 120 km/h.
A sua carroçaria totalmente construída em aço, oferecia elevados parâmetros de segurança, como o vieram a comprovar alguns acidentes graves que envolveram este modelo.
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Construíram-se apenas 500 exemplares do Volvo PV36 apelidado de Carioca em homenagem a uma dança popular latino-americana, também em voga na Suécia.