ACP-BP

Pub

Uma ilustre família alemã em digressão pelo Douro

| Revista ACP

A Mercedes-Benz juntou todos os membros da família E para umas largas centenas de quilómetros aliciantes

familia classe_e_1920

A Classe E da Mercedes-Benz marcou fortemente a imagem da marca alemã. Evolução tecnológica, um novo motor diesel de 2,0 litros e muito mais do que um passo a caminho da condução autónoma. Mas a família E tem muito mais para mostrar e, essencialmente, para se sentir. Linhas entusiasmantes, luxo a bordo, conforto e motores de encantar são apenas alguns dos atributos desta nova geração do Classe E que levou os 5 membros da família a percorrerem mais de 800 km entre Sintra e o Douro, com regresso à sede da Mercedes-Benz Portugal na Abrunheira.

O primeiro elemento do Classe E a chegar a Portugal, que contou com apresentação internacional à imprensa no nosso país, foi a Limousine. Depois todas as derivações do novo automóvel foram surgindo no mercado, como a Station e a Station All-Terrain, duas senhoras carrinhas repletas de capacidades. Depois, duas peças extraordinárias de design sublinharam a capacidade de sedução do E da Mercedes-Benz, com o Coupé e o Cabrio a serem dois excelentes exemplos daquilo que a marca germânica é capaz de fazer.

Com a nova geração E da Mercedes-Benz chegou o novo motor diesel da marca, um bloco de 1.950 cc que pode debitar 150 ou 194 cavalos de potência, reduzindo as emissões de CO2 em 13% e as de NOx em 80%. Um motor muito menos poluente, com menos peso e menor fricção que garante também consumos bastante equilibrados, como comprovámos no decorrer deste teste entre Sintra e o Douro. A nova caixa de velocidades 9G-Tronic faz maravilhas, com passagens mais rápidas e uma potência sempre disponível, tanto neste bloco diesel de 2,0 litros, mas também no mais potente 3.0 V6 de 258 cv, que equipou também alguns dos modelos em teste.

Toda a tecnologia montada na nova gama do Classe E assume os predicados do sistema Intelligent Drive da Mercedes-Benz, um importante passo para a evolução da condução autónoma. O Remote Parking Assist é um brilhante apoio nas situações de estacionamento mais complicadas e as constantes atualizações do sistema Pre Safe contribuem para uma alargada segurança a bordo. Por dentro, o luxo e conforto estão sempre presentes, com o visual do cockpit a proporcionar configurações Classic, Sport ou Progressive.

Se a executiva Limousine deu os primeiros timbres para o sucesso do Classe E, foram as carrinhas que conseguiram sublinhar ainda mais a elegância do modelo, através de um código mais familiar, mas essencialmente com um design muito mais atraente, com a E Station da Mercedes-Benz a alcançar um estatuto mais aventureiro com a versão All-Terrain a permitir incursões fora de estrada, através da eficácia do sistema de tração integral 4Matic e de uma maior altura ao solo. A tração 4x4 permanente e a utilização da suspensão pneumática que eleva a altura do veículo, permitindo maiores ângulos é uma forma de tornar a carrinha E ainda mais polivalente, para além de uma aparência ainda mais sedutora.

Depois da executiva limousine e da familiar Station, chegaram os sedutores Coupé e Cabrio, com uma utilização mais exclusiva, mas não menos aliciante. Três níveis de suspensão contribuem para uma utilização mais ágil e dinâmica, mas também confortável. Em relação ao Cabrio, quatro cores da capota de lona acústica contribuem para sublinhar ainda mais a elegância do modelo, para além da ausência total de turbulência a bordo, quando se rola de capota aberta, devido à eficácia dos defletores de vento.

O contacto com os 5 elementos da família E da Mercedes-Benz efetuou-se por diversos tipos de estradas, com especial encanto pela Nacional 222, serpenteando entre vales, sempre com o rio Douro como pano de fundo, proporcionando também excelentes momentos de condução. Para além dos motores diesel de 2,0 e 3,0 litros que estiveram presentes nesta ação, a Classe E pode também ser equipada com propulsores a gasolina, como é o caso do 200 com 184 cv ou até mesmo o 400 de 333 cv, mas que, no entanto, gozam de menor popularidade no nosso mercado.

Em relação a preços, a Limousine começa nos 57.150€ para a versão a gasolina, enquanto o diesel tem como preço base os 57.750€. A Station tem preços a começarem nos 59.950€, enquanto a All-Terrain aponta para um arranque nos 69.150€. Em relação aos inspiradores Coupé os preços começam nos 62.450€, enquanto os encantos do Cabrio começam a despertar nos 69.600€. A confiança da Mercedes-Benz em relação aos atributos do Classe E estende-se a todos os elementos da família, tal como foi comprovado durante uma ação de charme entre Sintra e a região do rio Douro.

 

 

scroll up