A aposta da Suzuki na tração total iniciou-se em finais dos anos 60, quando se verificou a necessidade de se criar um todo terreno pequeno, eficaz, simples e ligeiro. Em 1970 apresentava-se o LJ10 Jimny, que media menos de três metros de comprimento, pesava apenas 600Kg, tinha 3 lugares e contava com um motor de 2 tempos de 360 cm3 e 25 CV. Estas quotas e dimensões, em conjunto com um sistema de tração às quatro rodas inserível com redutora e duplo eixo rígido, converteram-no num eficaz todo terreno. Trilhos mais difíceis, zonas mais densas e caminhos mais estreitos eram ultrapassados sem qualquer dificuldade. O êxito do primeiro Jimny foi imediato e durante a década de 70 foi evoluindo, ganhando potência e capacidade. O mundo necessitava do Jimny e as primeiras exportações iniciaram-se com a disponibilidade de maiores prestações. Chegaram motores mais potentes e três tipos de carroçaria: aberta, fechada e pick-up.
A Suzuki adiantou-se no seu tempo ao apresentar o Vitara no Salão de Tóquio de 1988, criando um automóvel que deu origem às bases do conceito SUV, tão em moda nos dias de hoje. Este modelo visionário levou a tração total a uma nova tipologia de veículos, mais confortáveis, amigáveis e eficazes em cidade e em estrada se comparado com o todo terreno convencional. O Suzuki Vitara leva nos seus genes a tração às quatro rodas e ao longo das suas três décadas de vida manteve-se fiel à ideia original. Atualmente é o único SUV da sua categoria que dispõe de um verdadeiro sistema de tração às quatro rodas e oferece o verdadeiro espírito 4x4.
Os sistemas de tração 4x4 da Suzuki agrupam-se sob a designação AllGrip e criam-se três variantes deste sistema para melhor se adaptar a diferentes estilos de vida e tipologias de modelos. Os Suzuki Ignis e Swift equipam o simples e eficiente AllGrip Auto. Os Vitara e S-Cross disponibilizam o AllGrip Select, que permite selecionar através de um comando entre quatro modos de condução: Auto, Sport, Snow e Lock. E o todo terreno Jimny equipa o AllGrip Pro com redutoras.