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Rua da Prata reabriu à circulação mas não para todos

| Revista ACP

Condicionada ao trânsito automóvel, aquela artéria já conta com a reposição do percurso do elétrico 15 e vai ter um canal ciclopedonal.

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Concluídos os trabalhos de reabilitação do coletor da Rua da Prata, esta reabriu à circulação. Entre a Rua de São Julião e a Praça da Figueira circulam os elétricos, entre a Praça do Comércio e a Rua de São Julião circulam autocarros, táxis e elétricos e entre a Praça do Comércio e a Praça da Figueira vai ser implementado um canal ciclopedonal para peões e velocípedes.

As viaturas TVDE (transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica) não podem circular, ao contrário dos autocarros e dos táxis, no troço entre a Praça do Comércio e a Rua de São Julião. A circulação da carreira 15E na Rua da Prata já circula, efetuando serviço com elétricos entre Algés e a Praça da Figueira.

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No sentido Praça da Figueira, a partir da Praça do Comércio, o elétrico segue a via da Rua da Prata, onde efetua terminal na paragem localizada no final desta rua, e retoma serviço seguindo a via topo sul da Praça da Figueira (sem efetuar paragem), Rua dos Fanqueiros, Praça do Comércio, Rua do Arsenal e restante percurso da carreira até ao terminal em Algés.

Depois das obras na Rua da Prata, que passa a interditar o trânsito automóvel para ser dedicada à acessibilidade pedonal e ciclável e à circulação do elétrico, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, lamenta a decisão de interditar a circulação de trânsito automóvel naquela via. Em sua opinião “só deveria ser tomada no âmbito de uma redução alargada do trânsito automóvel, através da implantação de uma ZER [Zona de Emissão Reduzida] e após amplo debate público”, lamentando que não se tenham encontrado soluções de consenso para reduzir o tráfego na Rua da Madalena, que ultrapassa atualmente as 6.000 viaturas por dia, com uma carga significativa de veículos pesados, o que coloca em causa a segurança ambiental, dos cidadãos e da própria infraestrutura desta artéria.

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