As Ilhas Faroe são um território dependente da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia, onde o governo local decidiu construir uma via com 11 quilómetros de extensão para ligar as ilhas Stremoy e Eysturoy e a primeira rotunda que existe debaixo de água faz parte desse projecto rodoviário.
Esta obra de engenharia começou em 2017, tendo ficado concluída neste mês de dezembro. O túnel por onde passa a rotunda chama-se Eysturoytunnelin e passa por encurtar a distância que separa Tórshavn, capital de Streymoy e do arquipélago do Atlântico Norte, e as cidades de Runavik e Strendur, em Eysturoy.
O percurso na auto-estrada passa para 17 quilómetros (11 deles sob o oceano), contra os anteriores 55, passando a viagem a demorar apenas 16 minutos quando antes era necessária uma hora. A distância à superfície, no ponto mais profundo da via rápida não chega a 190 metros.
O artista local Tróndur Patursson decorou a rotunda com um mural de 80 metros de altura, iluminado por milhares de luzes azuis. Está prevista a construção de um novo túnel para ligar as ilhas de Streymoy e Sanboy,em que 90% da população do arquipélago vai ficar ligada por auto-estrada sob as águas do Atlântico