ACP-BP

Pub

Portugal entre os países que mais compra elétricos

| Revista ACP

No primeiro semestre de 2020, 11% dos carros vendidos em Portugal eram elétricos, o que coloca o País no top 5 da Europa.

carro-eletrico

Portugal está entre os países europeus onde se vendem mais elétricos, no total de carros vendidos, ocupando o 5.º lugar, segundo um estudo da Federação Europeia de Transporte e Ambiente divulgado esta segunda-feira.

No primeiro semestre de 2020, 11% dos carros vendidos em Portugal eram elétricos, com os veículos híbridos e 100% elétricos a ocuparem um espaço semelhante no mercado automóvel (cerca de 6% cada um no total de vendas). Os dados fazem parte do relatório “Mission (almost) accomplished” (“Missão (quase) cumprida”, na tradução em português) da Federação Europeia de Transporte e Ambiente.

Um resultado que se torna ainda mais surpreendente quando se compara o nível de incentivo dados pelos estados na compra deste tipo de veículos, em que Portugal está no lote dos que dão menor financiamento estatal. Por cá o valor na compra de um ligeiro de passageiros elétrico era suportado em 3000 euros (até ao máximo de 1000 apoios), mas no Reino Unido ou na Alemanha, por exemplo, esse valor pode ultrapassar os 4000 euros. Em Espanha, o valor é de 5500 euros. A isto soma-se um conjunto de vantagens fiscais e não só dadas por muitos países: isenção de parte do Imposto sobre Veículos (ISV), isenção de portagens, pagamento de estacionamento nas cidades, entre muitos outros. 

À frente de Portugal, estão apenas estão os Países Baixos (13%), a Finlândia (15%), a Suécia (26%) e a Noruega, em primeiro lugar, com 68%, sendo o único país na Europa onde os elétricos representam mais de metade do total de carros vendidos.

O mesmo relatório da federação europeia olha ainda para o desempenho de dióxido de carbono (CO2) das vendas de automóveis de passageiros e também aqui Portugal ocupa uma posição de destaque.

Na maioria dos países avaliados, o desempenho de CO2das vendas de automóveis durante o primeiro semestre de 2020 está entre 100 gCO2/km e 120 gCO2/km. Em relação ao período homologo do ano anterior, a média europeia no primeiro semestre passou de 122 gCO2/km para 111 gCO2/km em 2020, a maior descida desde que os primeiros regulamentos foram criados em 2008.

No ranking europeu, Portugal está em 3.º lugar com emissões de 99 gCO/km, atrás de França (98) e da Noruega cujas emissões (47 gCO2/km) são cerca de metade do segundo e terceiro melhores classificados. No início do ano, entraram em vigor novas regras que impõem aos automóveis novos vendidos na União Europeia um limite nas emissões de 95 gCO2/km, um objetivo que já foi cumprido por alguns fabricantes, como a PSA, Volvo, FCA-Tesla e BMW, e próximo de outros, com a Renault, Nissan, Toyota-Mazda e Ford estão a 2 gCO2/km de o cumprir.  

scroll up