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Porsche considera eFuel tão bom como elétricos

| Revista ACP

Marca germânica aponta combustível sintético como tão ecológico como os elétricos e há marcas que concordam.

eFuel

Frank Walliser, o vice-presidente da Porsche, acredita que os motores de combustão interna que usem eFuel, ou combustível sintético, serão uma alternativa tão ecológica como os carros elétricos. A tomada de posição foi dada a conhecer aquando do lançamento do novo 911 GT3, com Walliser a adiantar ainda que o desenvolvimento de combustíveis sintéticos já está a decorrer, sendo que os testes devem começar em 2022 e que os mesmos podem ser utilizados pelos atuais blocos de combustão interna da Porsche sem necessidade de alterações.

“Os combustíveis sintéticos são muito importantes para nos permitirem reduzir o nosso impacto de CO2. As emissõessão muito melhores que as dos célula de combustível atuais, com menos produção de partículas e de NOx,” começa por considerar o vice-presidente da Porsche.

“Os combustíveis sintéticos têm menos oito a dez componentes, enquanto o petróleo, hoje em dia, tem 30 a 40 e nem todos são bem-vindos. Os combustíveis sintéticos são mais limpos e esperamos uma redução de 85% de CO2 quando começarmos a produção a 100%.”

Mas Walliser vai ainda mais longe e considera mesmo que “do ponto de vista do poço à roda o nível de CO2 produzido será igual ao do processo de produção e utilização de um veículo elétrico.”

Um ponto de vista que não é exclusivo da marca de desportivos germânica. Aliás, boa parte do trabalho de desenvolvimento de combustíveis sintéticos da Porsche foi herdado da Audi, que trabalhou nesta área desde 2009. Quem também já demonstrou apoiar este tipo de tecnologia foi a McLaren e a Aston Martin, enquanto o homem forte do Departamento de Desenvolvimento da BMW, Dirk Hacker, também acredita que os eFuels são uma opção viável: “Estamos a analisar o eFuel, creio que é algo que a industria petrolífera pode oferecer no futuro.”

Contudo, os mais ávidos defensores da tecnologia são os fornecedores da industria, como é o caso da Bosch, que considera que, mesmo com todas as limitações atualmente impostas aos construtores, a maioria dos carros a circular em 2030 continuarão a ser movidos a combustível fóssil. Ora como o eFuel não exige alterações aos motores que estão a ser produzidos hoje em dia, a tecnologia terá importante papel a desempenhar nos esforços para um ambiente mais limpo.

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