ACP-BP

Pub

O segredo dos lucros da Tesla

| Revista ACP

A grande fonte de lucros do construtor de elétricos norte-americano não é a venda de automóveis, mas créditos de emissões zero.

Tesla

O ano de 2020 trouxe à Tesla o primeiro exercício completo com lucro, mas tal não se deveu à venda de automóveis. Tudo porque 11 dos 50 estados dos Estados Unidos obrigam os construtores automóveis a vender uma determinada percentagem de veículos com emissões zero até 2025. Os que não o conseguem fazer são obrigados a comprar créditos de emissões zero a outro fabricante que consiga cumprir esses requisitos.

Tesla é precisamente um desses construtores que, ao produzir apenas veículos 100% elétricos tem, literalmente, emissões zero para dar e para vender. O negócio é de tal forma significativo que já rendeu 2,73 mil milhões de euros à empresa de Elon Musk nos últimos cinco anos, sendo que quase metade desse valor foi garantido em 2020.

Os 1,32 mil milhões de euros encaixados no ano passado só com a venda de créditos de emissões zero superaram em mais do dobro os 596 milhões de euros faturados com a venda de automóveis. Ou seja, sem a venda desses créditos a Tesla teria dado prejuízo no último exercício.

“Eles estão a perder dinheiro ao vender carros. Eles fazem dinheiro a vender créditos. E os créditos vão acabar,” disse Gordan Johnson, da GLJ Research.

Uma realidade que o próprio Diretor Financeiro da Tesla, Zachary Kirkhorn, reconhce à CNN Business. “Esta é uma área sempre muito difícil de antever. “A longo prazo, a venda de créditos não será uma parte substancial do negócio e não o contruímos à volta disso. É possível que se mantenha forte durante mais alguns trimestres. Mas também é possível que não.”

scroll up