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Nissan reforça compromisso com emissões zero

| Revista ACP

A marca nipónica, responsável pela produção e comercialização do Nissan LEAF, o veículo elétrico de emissões zero mais vendido no mundo, reforça o compromisso para com as emissões zero ao iniciar fase experimental de tecnologia capaz de transformar os carros elétricos em unidades energéticas móveis limpas.

Nissan LEAF

Muito se tem falado nos últimos tempos de veículos elétricos, emissões zero e de soluções verdadeiramente amigas do ambiente (desde a produção à utilização). A isto junta-se também a crescente preocupação do público em geral com os índices de qualidade do ar e com o que se pode fazer para reduzir a poluição atmosférica.

Prova disso é um recente estudo que revela o crescimento das pesquisas na Internet do termo “melhor purificador do ar” em mais de 750% no Reino Unido.

Com base nisto, e também aproveitando o facto de já produzir os veículos totalmente elétricos Nissan LEAF e e-NV200, a Nissan anunciou uma grande parceria com o fornecedor de energia Enel para experimentar na Europa a tecnologia de ligação do veículo à rede elétrica (V2G), tecnologia essa que transformará os veículos elétricos em unidades energéticas móveis limpas, capazes tanto de remeter energia de volta à rede, como de a obter a partir dela.

Esta hipótese, há muito discutida e já aplicada em alguns países, acaba por permitir uma utilização ainda mais económica do veículo, pois este pode ser carregado em período de vazio, em que a energia é mais barata, e depois vendê-la à rede em período de cheio, ou durante o dia, quando há maior consumo e o custo é mais elevado.

A marca japonesa confirmou também planos de avançar para o mercado de armazenamento energético residencial com o lançamento no final deste ano da sua unidade "xStorage" na Europa, em parceria com a empresa de gestão de energia Eaton. Este sistema irá não só conceder às baterias dos veículos elétricos Nissan uma "segunda vida" como irá também oferecer uma solução de armazenamento de energia totalmente integrada, capaz de voltar a colocar a gestão energética assim como a sua distribuição, nas mãos do consumidor.

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