O plano de transformação da Nissan tem como prioridade o crescimento sustentável e a rentabilidade. No entanto as feridas são visíveis, e a empresa decidiu fechar as unidades fabris da Catalunha, mantendo a fábrica de Sunderland, na Grã-Bretanha, em plena laboração. A Nissan Motor Co., Ltd. apresentou hoje um plano de quatro anos para alcançar um crescimento sustentável, a estabilidade financeira e a rentabilidade, até o final do ano fiscal de 2023. O plano, que envolve a racionalização de custos e otimização do negócio, representa uma mudança na estratégia anterior da empresa que colocava o foco na expansão contínua.
O impacto negativo da pandemia deixou marcas profundas nos planos do construtor nipónico. O plano de transformação, “Nissan Next” impõe medidas rigorosas, consoante o comportamento dos mercados a nível mundial. Direcionar investimentos para mercados específicos e racionalizar o negócio, é a missão principal da Nissan em tempos de crise. O mercado europeu vai ficar centralizado na fábrica inglesa de Sunderland, com a Catalunha a perder as suas unidades de produção, o que significa mais de três mil desempregados. A prioridade europeia será para a produção de Crossovers e SUV, apoiados na recente estratégia revelada pela Aliança Renault/Nissan/Mitsubishi.
Direcionar investimentos para mercados específicos será uma das prioridades da Nissan, na tentativa de otimizar o produto e reduzir custos fixos. Isso implica a redução da capacidade de produção em cerca de 20%, a consequente perca de postos de trabalho e capacidade de produção que deverão rondar uma quebra idêntica a nível global. Unir esforços com os parceiros da Aliança, e apontar para os segmentos C e D do mercado, com especial relevo para os veículos elétricos e desportivos. Os mercados do Japão, China, e América do Norte continuam a manter grande potencial, embora a Europa continue a fazer parte dos planos do construtor, com o desenvolvimento de novas tecnologias, como a mobilidade inteligente ou conetividade. Até 2023 a Nissan deverá lançar mais de 8 modelos, intensificando a eletrificação de todos os seus veículos.