A marca britânica veio confirmar que os quatro motores elétricos do supercarro ainda produzem mais potencia que os números esperados. Com 2011 cavalos e 1702 Nm o Evija torna-se o carro de produção mais potente de sempre.
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A aceleração até aos 100km/h é cumprida em menos de 3 segundos, algo pouco expressivo tendo em consideração toda a potência do modelo. No entanto para alcançar os 300 km/h ele precisa de apenas 9 segundos, este sim, um feito extraordinário. Quanto à velocidade máxima essa está limitada aos 350 km/h.
Apesar de ser o Lotus mais pesado de sempre, com 1888 kg, o Evija promete ser ágil como é normal nos modelos da marca. A suspensão tem três amortecedores por eixo, as rodas são de magnésio, e o monocoque é em fibra de carbono. Grande parte do peso deve-se a uma bateria de 93 kWh capaz de uma autonomia superior a 400 km.
De forma a celebrar o início da produção do Evija a Lotus decidiu comemorar os 50 anos desde que Emerson Fittipaldi correu com o Lotus Type 72 que lhe garantiram cinco vitórias em na temporada de F1 em 1972, obtendo assim o prémio de piloto e construtores do ano.
O Evija Fittipaldi vai estar limitado a apenas oito unidades, o mesmo número dos Type 72s que ainda existem, bem como o número de corridas efetuadas por Emerson na temporada de 1972 na Fórmula 1. Todos vão receber a famosa combinação de cores preta e dourada que pintava o monolugar de Fittipaldi, bem como os as provas que este piloto venceu na asa traseira.
As oito unidades especiais já foram todas vendidas e vão ser entregues aos donos em 2023. Os planos da empresa são de produzir 130 unidades, incluindo os oito Fittipladi já vendidos.