Ao longo de mais de meio século, os furgões de mercadorias têm desempenhado um papel fundamental na distribuição. Os drones são um fenómeno moderno. Mas os dois poderiam trabalhar lado a lado para melhorar a mobilidade em áreas urbanas, como mostra o exemplo da visão da Ford para a “Cidade do Amanhã”.
Os furgões de condução autónoma poderiam rápida e eficientemente transportar tudo, desde produtos alimentares a abastecimentos médicos urgentes por via terrestre e os drones poderiam, potencialmente, complementar por via aérea a etapa final da viagem, chegando deste modo a destinos inacessíveis ao automóvel, como por exemplo, ao último piso de um arranha-céus, ou onde seria difícil, impraticável ou inseguro o estacionamento.
O inovador concept “Autolivery”, desenvolvido por uma equipa de empregados da Ford para o desafio ‘Last Mile Mobility Challenge’, imagina o uso combinado de furgões eléctricos autónomos e drones para recolha e entrega de mercadorias e encomendas em zonas urbanas. O concept pode ser experimentado no ‘Mobile World Congress’, em Barcelona, o maior encontro mundial da indústria de conectividade móvel, através de auscultadores de realidade virtual, como parte da visão da Ford da "Cidade do Amanhã".