ACP-BP

Pub

Familiares da Citroën contam com mais de 90 anos

| Revista ACP

 

Uma longa tradição que se mantém através dos novos C4 e ë-C4 ao encarnarem o espírito desta grande família de automóveis.

citroen-c4-et-e-c4-840

Se os modelos familiares são atualmente o segmento mais importante do mercado europeu, já no início do século XX André Citroen apostava nas berlinas compactas graças ao seu espírito inovador. Os números falam por si. Desde há 92 anos que mais de 12.500.000 modelos deste segmento foram vendidos, com nomes que ficaram para a história do automóvel como o primeiro Citroen C4, em 1928, seguindo-se os Ami 6 e Ami 8, o GS e o GSA, o BX, o ZX, o Xsara, os C4 de 2004 e de 2010 e as duas gerações do C4 Cactus. Uma nova etapa se apresenta com os novos Citroën C4 e Citroën ë-C4, que encarnam o espírito e os elementos que tornaram única esta grande família de automóveis.

Citroën C4 - 1928

Apresentado há 92 anos, o primeiro Citroën C4 deu início à tradição das berlinas compactas da marca. Elegante, confortável e com um bom comportamento em estrada, foi produzido em larga escala, totalizando mais de 243.000 unidades.

Citroën Ami 6 e Ami 8

Lançado em 1961, o Ami 6 destacou-se desde logo pelo seu design atípico pela mão de Flaminio Bertoni. O seu peculiar óculo traseiro invertido permitiu combinar habitabilidade e uma bagageira espaçosa num formato de dimensões compactas. Em 1969, surgiu o Ami 8 como uma versão modernizada do Ami 6, com uma linha de tejadilho mais suave. A produção total do Ami 6 e do Ami 8 alcançou 882 mil unidades a nível mundial.

Citroën GS e GSA

Apresentado em 1970, o GS foi elogiado pelo público e pela imprensa devido ao seu nível de conforto, design aerodinâmico e elegante, e aos controlos interiores revolucionários para a época. Graças, sobretudo, à sua suspensão hidropneumática que lhe oferecia o conforto de tapete voador, tornou-se rapidamente no modelo mais confortável da sua categoria. O GSA, uma versão redesenhada e modernizada do GS, possuía uma quinta porta traseira para facilitar as operações de carga e descarga da bagageira. Entre o GS e o GSA, foram vendidas 1.994.000 unidades das respetivas versões berlina.

Citroën BX

Apresentado em 1982, o Citroën BX adotou um estilo moderno e original e destacou-se pelo seu conforto e excelente desempenho dinâmico. Dispunha de versões de alto desempenho, como o BX GTi 16 V, que podia alcançar uma velocidade máxima de 220 km/h. Desenhado por Marcello Gandini, o BX foi mais um Citroën à frente no seu tempo, tanto em matéria de mecânica como de design e ergonomia.

Citroën ZX

Lançado em 1991, o ZX impunha-se sobre a concorrência pelo seu comportamento dinâmico, principalmente graças ao seu eixo traseiro autodirecional que anulava a inércia do trem traseiro em curva, ao seu conforto de suspensão e à sua habitabilidade, ao combinar um interior amplo com dimensões compactas. Foram vendidas mais de 2.465.000 unidades das suas diferentes versões berlina de 3 e 5 portas, sem esquecer a versão berlina de 4 portas exclusiva para o mercado chinês.

Citroën Xsara

Apresentado em 1997 e acompanhado de uma campanha de lançamento associada à top model Claudia Schiffer, o Citroën Xsara foi um marco importante na história da marca no mercado europeu, tendo liderado as tabelas de vendas em alguns países. Evidenciou-se graças aos seus equipamentos de segurança, à versatilidade e ao conforto numa elegante carroçaria de “2 volumes e meio” tipicamente Citroën. No conjunto das duas versões de carroçaria - berlina de 5 portas e Coupé de 3 portas - foram vendidas 1.343.000 unidades.

Citroën C4 (Gerações 2004 e 2010)

A geração de 2004 do Citroën C4 exprimiu a ousadia da Marca em termos de design e tecnologia. Inovador e moderno, foi comercializado em diferentes carroçarias: 5 portas, 4 portas e um Coupé de 3 portas muito original, com o óculo traseiro dividido em duas secções separadas por um apêndice aerodinâmico. Além do tabliê e da instrumentação de conceção futurista, foram estreadas neste modelo inúmeras inovações ao serviço do conforto, com destaque para o volante de centro fixo, os faróis de xénon direcionais ou o sistema de alerta de saída involuntária de faixa.

A segunda geração do C4, lançada em 2010, estava disponível em versões de 5 portas e 4 portas, sendo esta última para mercados fora da europa. Representou o melhor compromisso do segmento graças ao conforto inigualável combinado com uma forte componente de equipamentos tecnológicos, um design elegante e motorizações eficientes.

As gerações C4 de 2004 e 2010 representam toda a versatilidade que se poderia esperar numa berlina compacta. Em termos comerciais, as duas gerações totalizaram mais 2.941.000 unidades vendidas.

Citroën C4 Cactus

Apresentado em 2014, o C4 Cactus é uma verdadeira alternativa às berlinas compactas clássicas. A sua filosofia permite, de facto, uma abordagem diferente: um design robusto, fluido e orgânico, pontilhado com elementos gráficos funcionais, como os Airbump® ou as proteções nos guarda-lamas, um habitáculo espaçoso e tecnológico e um elevado nível de conforto. O fator conforto foi a “arma secreta” da segunda geração do C4 Cactus, lançada em 2018, cujos padrões de conforto foram reforçados por importantes inovações.

Novos Citroën C4 e ë-C4

Os novos Citroën C4 e ë-C4 propõem uma nova forma de encarar as berlinas, com referências, estéticas e técnicas, a modelos clássicos da marca, como o Citroen GS. O resultado consiste num automóvel que combina elegância, dinamismo e muita tecnologia que caraterizam as berlinas com a versatilidade e o espírito de aventura dos SUV.

scroll up