ACP-BP

Pub

Encontro inédito entre Hispano Suiza Xenia Dubonnet e Carmen

| Revista ACP

Mais de oito décadas separam os dois modelos que apesar do tempo conservam o ADN da marca em elegância e exclusividade.

Hispano-Suiza-900

A Hispano Suiza reuniu pela primeira vez dois dos seus automóveis mais emblemáticos, o histórico Hispano Suiza Xenia Dubonnet, de 1938 e o Hispano Suiza Carmen, totalmente elétrico. Apesar dos 81 anos de diferença entre ambos, os dois modelos guardam muitas similitudes entre si, uma vez que o Xenia Dubonnet foi a inspiração para o design do Carmen, modelo com que a Hispano Suiza renasceu há três anos. Atualmente, pertence à coleção do Mullin Automotive Museum.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O Xenia Dubonnet é considerado um dos automóveis mais elegantes e inovadores da história da Hispano Suiza. Foi criado por André Dubonnet, aviador, atleta, piloto e inventor, que conhecia o potencial dos motores da Hispano Suiza, dado que os montava nos seus aviões, e até tinha competido com eles em provas de automobilismo. Deslumbrado pelas suas capacidades, decidiu adquirir um Hispano Suiza H6C, que optou por evoluir com uma nova carroçaria, mais aerodinâmica, e também com a suspensão independente que ele próprio tinha patenteado. Deu-lhe o nome da sua esposa, Xenia, e apresentou-o em 1938.

Este modelo, com uma elegância e um design incomparáveis, serviu de inspiração para que a atual equipa de design da de Hispano Suiza, liderada por Francesc Arenas, desse forma à nova era da Hispano Suiza com o Carmen, uma representação moderna da evolução da marca com o passar do tempo. “Quando desenhámos o Carmen, era para nós claro que devíamos plasmar o nosso ADN e estabelecer a ponte com as raízes da marca. No há dúvida de que o conseguimos. Apenas há que atentar nos guarda-lamas e na parte posterior do veículo, assim como na linha de cintura”, explica Francesc Arenas, Diretor de Design da Hispano Suiza.

O encontro entre os dois Hispano Suiza teve lugar no Château de Chantilly, um majestoso palácio do século XIX. Ali se reuniram alguns dos automóveis mais elegantes do mundo, tanto atuais como históricos, num evento marcado pelo luxo e pela exclusividade, com especial atenção dedicada à arte, à moda e à elegância. O Hispano Suiza Carmen partilhou o espaço com outros clássicos da marca, como um Alfonso XIII do ano de 1911, ou o H6 Torpedo Duvivier. Sergio Martinez Campos, CEO da Hispano Suiza, participou na entrega do prémio ao vencedor do Concours d’état na categoria Hispano Suiza, conquistado, precisamente, pelo Xenia Dubonnet.

scroll up