ACP-BP

Pub

Elétricos de luxo em destaque nos testes de segurança

| Revista ACP

O Jeep Renegade não conseguiu mais do que as 3 estrelas. Model X e Taycan, ambos elétricos, têm as melhores notas da Euro NCAP

2008-840

A Euro NCAP divulgou esta quarta-feira os resultados da penúltima bateria de testes de segurança de 2019. Uma dúzia de novos modelos foi posta à prova ainda de acordo com os protocolos de ensaios relativos a 2018-2019, protocolos esses que em breve vão ser alterados.

O Tesla Model X, o Porsche Taycan, o Audi Q7, o Renault Captur, o Subaru Forester, o Škoda Octavia, o Ford Mondeo e o Ford Kuga atingiram as cobiçadas cinco estrelas. Já o Peugeot 2008 foi testado com pacote de segurança opcional e também com equipamento de segurança padrão, atingindo no primeiro caso as cinco estrelas, mas apenas quatro sem recurso a opcionais. O VW Sharan atualizado e a "irmã" Seat Alhambra conquistaram apenas quatro estrelas, enquanto o Jeep Renegade, que foi alvo de um "restyling" apenas chegou às três estrelas.

O melhor desempenho desta ronda coube, sem dúvida, ao modelo X da Tesla, com 94% de pontuação no Safety Assist, o mesmo que o modelo 3 conseguiu no início deste ano. Estes resultados tornam os dois Tesla nos melhores desempenhos nesta parte da avaliação em relação aos protocolos mais recentes do Euro NCAP. O modelo X, recentemente atualizado, também alcançou um resultado impressionante de 98% no indicador da proteção para ocupantes adultos, tornando-se um forte candidato ao prémio "Best in Class" deste ano.

Outro atrativo desta rodada é o Taycan, o primeiro carro totalmente elétrico da Porsche, considerado um rival do Tesla Model S e do Jaguar I-PACE neste segmento. O Taycan alcançou as cinco estrelas completas nesta ronda de testes de segurança.

Já o Škoda Octavia, Renault Captur, Ford Kuga e Audi Q7 tiveram um bom desempenho nas respectivas categorias. O Peugeot 2008 partilha a mesma plataforma com outros modelos do Grupo PSA, como o DS3 Crossback de segunda geração e o Opel Corsa, cujas classificações foram divulgadas no início deste ano. Como o DS3, o Peugeot 2008 oferece um pacote opcional "Safety Plus" em todas as variantes, que adiciona um sensor de radar ao lado da câmara de série e acrescenta ao carro recursos de travagem de emergência automática. O novo Forester da Subaru também teve um bom desempenho geral, exibindo suas credenciais de carro da família ao pontuar particularmente bem na proteção dos ocupantes crianças. O Forester completa uma linha de cinco estrelas para o fabricante japonês.

O Volkswagen Sharan e seu gêmeo SEAT, o Alhambra, já existem há vários anos. No entanto, o grupo VW fez um excelente trabalho ao mantê-los atualizados em termos de segurança, com a adição de travagem de emergência automática e limitadores de carga com cinto de segurança traseiro. O resultado é uma classificação de quatro estrelas ainda competitiva, e os carros estão entre os poucos a oferecer compatibilidade i-Size em todos os bancos traseiros e sistemas de retenção para crianças integrados como opção na segunda fila. Isso torna-os ainda no transporte ideal para uma família a crescer.

O Ford Mondeo também foi atualizado com a travagem de emergência automática, pré-tensores e limitadores de carga traseiros, e oferece segurança que rivaliza com muitos dos veículos mais recentes. Por outro lado, o renovado Jeep Renegade apenas oferece a travagem de emergência automática como opção e torna-se o único carro a atingir uma classificação inferior a quatro estrelas este ano.

Para o secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, considera que estes resultados são “muito bons para a Tesla e para os outros cinco estrelas, não apenas por oferecerem o melhor desempenho da classe nos testes, mas também por tornarem os sistemas de segurança acessíveis e padronizados em todo o mercado europeu. Também é bom ver fabricantes - como a Ford e Volkswagen, neste caso - a tornar a travagem de emergência automática de série e a manter a segurança atualizada, mesmo para carros mais antigos, em benefício dos clientes. É uma pena que nem todos sigam este exemplo e, ao priorizar a aparência sobre a substância, a Jeep acabou no final da lista dos carros classificados deste ano. A boa notícia é que os consumidores têm mais opções do que nunca para encontrar uma alternativa mais segura".

scroll up