O alerta já tinha sido lançado esta terça-feira, através Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA): o impacto do Covid-19 representa um “prejuízo enorme” para o setor. Mas se numa primeira abordagem a AFIA falava em medidas extraordinárias como a paragem de fábricas, a realidade ultrapassou entretanto os piores receios e já foi decretado o encerramento da fábrica da Continental, em Palmela.
Ao contrário das outras fábricas, a multinacional alemã Continental anunciou o encerramento daquela unidade, onde produz maxilas de travões dianteiros e emprega 370 pessoas, até ao final do próximo ano. “A razão desta medida é a queda do mercado global de automóveis de passageiros”, explicou o grupo, em comunicado.
“Estamos conscientes do impacto que esta decisão tem nos nossos colaboradores. O apoio às pessoas em Palmela é a nossa principal prioridade”. E afirmou: “Vamos colaborar estreitamente com a Comissão de Trabalhadores para desenvolver um pacote abrangente de compensação. Este pacote vai incluir indemnização e apoio na procura de um novo emprego dentro ou fora da Continental”.