Como evitar milhares em multas nas portagens

| Revista ACP

Falhar o pagamento das portagens nas ex-SCUT pode levar a dívidas e a penhoras. Saiba como evitar o pesadelo das cobranças coercivas.

@video=hD4izLfzW1c

De gratuitas a dor de cabeça, as ex-scut tornaram-se um pesadelo para muitos automobilistas. Em causa, a falta de pagamento das portagens e da intervenção da autoridade tributária, que facilmente transforma uma dívida de dezenas de euros em milhares, podendo até em resultar em penhoras que estão a entupir os tribunais.

Para quem não tem dispositivos de pagamento eletrónico, é preciso estar atento aos prazos e procedimentos para pagar a portagem em dívida. Se o prazo não for respeitado, o fisco entra em ação.

Mas a lei vai mudar. O prazo de pagamento inicial nos CTT vai ser alargado. A lei vai também limitar o valor máximo das coimas até ao triplo do valor em dívida, ou seja, uma dívida de portagem no valor de 50 cêntimos não poderá passar de um euro e meio, a que acrescem juros.

O mercado de automóveis usados está a ser muito concorrido com carros danificados pelas cheias. É possível encontrar anúncios muito apelativos de automóveis a metade do preço, um fator que pode cativar, mas é preciso ter em conta que estas viaturas estão seriamente danificadas.

Um veículo muito danificado pela água exige uma intervenção elétrica e mecânica bastante cara, e na maior parte dos casos não justifica a reparação. Há sistemas que parecem funcionar, mas a qualquer momento podem falhar colocando a segurança em risco.

Esta semana, fomos conhecer o Peugeot 408, um crossover cheio de estilo. 

Tempo ainda para saber como vai ser a homenagem à Rainha Isabel II no Passeio dos Ingleses do ACP Clássicos. 

scroll up