Esta questão reflete uma realidade importante: o carro, que todos julgavam morto ainda não há muito tempo, é hoje ainda, e para o futuro, um tema animado sobre design e produção global. Para especificar melhor, pode dizer-se que para algumas condições especiais os veículos sem condutor vão ter certos usos, mas não todos.
Tal como em todas as inovações, ou seja após um período necessário de afinação e testes, os carros autónomos vão ser capazes de garantir segurança e conforto para os passageiros, que vão poder disfrutar não só das paisagens e ambientes, mas também realizar muitas outras atividades ao longo da viagem.
Mas que tipo de veículo sem condutor? Penso principalmente em carros elétricos, pelas seguintes características: podem ter várias modalidades de conexão, imediatismo de resposta e entrada, e grande facilidade de precisão nos ajustes.
No que diz respeito às carrocerias, este tipo de veículo oferece, direta e indiretamente, novas oportunidades para os sistemas de portas e, em geral, para o habitáculo. Assentos cara-a-cara e rotativos oferecem uma oportunidade de esticar as pernas e mudar de posição conforme se queira. O painel de instrumentos pode ter configurações muito diferentes e há hoje em dia maneiras inimagináveis de obter informações óticas e sonoras. Por estas razões eu considero o veículo sem condutor uma oportunidade para mentes criativas exercitarem tanto a fantasia como a imaginação.
Estas reflexões criam também uma interessante ligação ao passado. Lembrem-se que o primeiro transporte de passageiros foram as carruagens puxadas por cavalos. Os passageiros entravam na carruagem e indicavam o destino ao cocheiro e depois conversavam ou... cortejavam uma bela mulher. Em breve vamos ter um motor elétrico e um ‘cocheiro’ eletrónico! Estamos mesmo de volta ao Futuro.
*Este é o terceiro e último artigo sobre o desafio dos carros autónomos para quem desenha e concebe automóveis
**Leonardo Fioravanti é designer de automóveis e até poderia ser chamado de "sr. Ferrari" dada a quantidade de modelos que desenhou para o construtor de Modena: Ferrari Dino; Ferrari Daytona; Ferrari F40; Ferrari 348; Ferrari P5 and P6; Ferrari Pinin; Ferrari 512 Berlinetta Boxer; Ferrari 365 GT4 2+2 (precursor do Ferrari 400); Ferrari 308 GTB; Ferrari 288 GTO, entre muitos outros.